Vítima tentou se salvar de ataque de enxame entrando em lagoa com três metros de profundidade, mas acabou morrendo afogado; Corpo de Bombeiros alerta para os riscos desse tipo de reação.

Um homem, cuja identidade e idade não foram divulgadas, morreu afogado após entrar na chamada “lagoa do DER”, na região do Porto Buriti, em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, para tentar escapar de um ataque de enxame de abelhas. O trágico incidente ocorreu nesta região vizinha e acende o alerta para os moradores e trabalhadores rurais de Patrocínio e de todo o Alto Paranaíba sobre os riscos de ataques desses insetos e a reação correta diante do perigo. O Corpo de Bombeiros Militar atendeu a ocorrência e encontrou a vítima já sem sinais vitais após ser retirada da água por testemunhas.
O Incidente na Lagoa do DER
De acordo com o relatório do Corpo de Bombeiros, populares que estavam no local retiraram a vítima da água e a colocaram em uma embarcação antes mesmo da chegada da equipe de resgate. A área onde o afogamento aconteceu apresenta uma profundidade estimada em cerca de três metros.
Durante a avaliação médica inicial na embarcação, os militares constataram que o homem apresentava múltiplas ferroadas de abelhas espalhadas pelo corpo. Testemunhas confirmaram aos bombeiros que o pânico gerado pelo ataque do enxame fez com que a vítima corresse em direção à lagoa para se proteger, submergindo em seguida e não conseguindo retornar à superfície.
Encaminhamento e Investigação
Após a constatação do óbito pelos bombeiros, o perímetro foi isolado para a preservação das evidências. A Polícia Civil de Minas Gerais enviou uma equipe de perícia técnica ao local para colher os primeiros levantamentos e os depoimentos das testemunhas. O corpo do homem foi removido por uma funerária local e as circunstâncias exatas da morte se decorrente do choque anafilático pelas toxinas ou puramente por asfixia por afogamento, serão apuradas pelo laudo do Instituto Médico Legal (IML).
Orientações dos Bombeiros: O Erro de Entrar na Água
Especialistas do Corpo de Bombeiros alertam que buscar refúgio na água durante um ataque de enxame é um erro comum e perigoso. As abelhas conseguem aguardar a vítima retornar à superfície para respirar, continuando o ataque no momento em que a pessoa emerge. Além disso, o pânico associado à dor das ferroadas aumenta o risco de congestão, fadiga muscular rápida e o consequente afogamento, mesmo para nadadores experientes.