Com aporte de R$ 325 milhões do BNDES e R$ 225 milhões do mercado, rodovia crucial para o agronegócio terá vias marginais e passarelas em trechos críticos, visando fluidez e a segurança que evitam acidentes e longos congestionamentos.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o mercado privado firmaram um novo e robusto financiamento de R$ 550 milhões para obras de modernização na BR-050, no trecho de 436,6 quilômetros sob concessão da Ecovias (entre Cristalina/GO e Delta/MG). O BNDES coordenou a operação e aportou R$ 325 milhões, enquanto 446 fundos de investimentos privados garantiram os R$ 225 milhões restantes por meio de debêntures incentivadas, um modelo que reforça a sustentabilidade e a credibilidade do projeto.
O aporte suplementa o financiamento original de 10 anos atrás, da concessão que teve início em janeiro de 2014 e tem prazo total de 30 anos. Os recursos serão aplicados nos próximos cinco anos.
O Foco é na Fluidez do Agronegócio
A BR-050 é um dos corredores rodoviários mais estratégicos do Brasil, ligando o Centro-Oeste produtor (Minas e Goiás) aos grandes centros consumidores e ao Porto de Santos (SP). O trecho em questão registra um volume diário de tráfego que ultrapassa 155 mil veículos equivalentes pagantes.
O BNDES enfatiza que o investimento é “fundamental para melhorar a infraestrutura para veículos de carga vinculados à cadeia do agronegócio, como grãos, fertilizantes e insumos”.
Para isso, as obras se concentram na segregação do tráfego, com a implantação de:
- Vias Marginais: Serão construídas em zonas urbanas e industriais de cidades como Araguari (MG), Cristalina (GO) e Catalão (GO). O objetivo é explícito: “reduzir a interferência do tráfego local sobre o fluxo principal”, permitindo que o tráfego de carga de longa distância mantenha a velocidade e reduza o tempo de viagem.
- Passarelas e Retornos em Desnível: Preveem-se passarelas em pontos de alta densidade urbana como Uberaba (MG) e Araguari (MG), com previsão de conclusão até dezembro de 2025 em Uberaba. Essas estruturas, juntamente com novos retornos em desnível, têm o objetivo de eliminar conflitos e travessias perigosas.
Solução para Pontos Críticos de Acidentes
O investimento tem caráter urgente em áreas urbanas que sofrem com lentidão e acidentes graves. O trecho da BR-050 é historicamente marcado por engavetamentos e colisões que geram enormes congestionamentos.
Em Uberaba, intervenções de grande complexidade, como as obras no entroncamento da BR-050 com a BR-262 (Jardim Maracanã), e o viaduto próximo ao antigo Clube Cascata, já possuem cronograma de início das obras mais pesadas para maio e novembro de 2026, após longas negociações e ajustes no contrato.
Estima-se que o projeto deverá gerar 557 empregos diretos e indiretos, injetando capital e capacitação nas comunidades de Minas e Goiás.