Fim de ano sem barulho: Patrocínio aperta o cerco contra fogos de artifício com estampido

Lei Municipal proíbe artefatos barulhentos em todo o perímetro urbano; denúncias podem ser feitas 24h via WhatsApp.

Patrocínio

Com a chegada das festas de Natal e Réveillon, o Governo Municipal emitiu um alerta rigoroso para moradores e comerciantes: a venda e o uso de fogos de artifício que produzem estampido (barulho) estão terminantemente proibidos em todo o perímetro urbano de Patrocínio.

A medida é baseada na Lei Municipal nº 5.792/2025, que visa proteger a saúde de pessoas com hipersensibilidade auditiva — como autistas e idosos —, além de evitar o pânico e acidentes com animais domésticos, cujos ouvidos são significativamente mais sensíveis que os humanos.

Fiscalização e Punições

A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte (SESTRAN) confirmou que as ações de monitoramento foram intensificadas. O foco não está apenas no uso, mas também na origem: os estabelecimentos comerciais e promotores de eventos já estão sendo orientados durante a emissão de alvarás.

Quem descumprir a legislação está sujeito a:

  • Aplicação de multas pesadas;
  • Apreensão do material;
  • Penalidades administrativas para empresas coniventes.

Como denunciar?

A colaboração da comunidade é considerada essencial pelo governo. A SESTRAN disponibilizou um canal direto para denúncias, que funciona 24 horas por dia. O cidadão pode informar situações de flagrante ou indicar locais de venda ilegal através do:

  • WhatsApp SESTRAN: (34) 3839-1829

Publicado por Arthur Silva

Colaborador do Patrocínio Fácil, onde contribui com a publicação de notícias, oportunidades de emprego e informações empresariais. Apaixonado por futebol, busca alinhar essa paixão com seu desenvolvimento profissional na área esportiva.

Receba as principais notícias de Patrocínio pelo nosso grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Mais lidas

1

Supermercados BH Desmente Boatos de Expansão com Compra do Bretas

2

Prefeitura de Patrocínio divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2025

3

Jovem deixa mensagem de despedida e tira a própria vida em trágico acidente na BR-365

4

Professor Gilberto José de Melo da Escola Estadual Nely Amaral Falece Durante Aula

5

Nota de Falecimento: Família e amigos se despedem de Athaydia Francisca nesta quinta-feira

VAGAS DE EMPREGO

Aproveite as 110 vagas de emprego em aberto em Patrocínio!

Ver vagas de emprego