A Polícia Federal prendeu hoje Raphael Sousa Oliveira, MC Ryan e MC Poze em uma megaoperação que investiga movimentações ilícitas bilionárias e o uso de redes sociais para ocultar crimes.

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (15/4), a Operação Narco Fluxo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada à movimentação ilícita de valores mediante criptoativos no Brasil e no exterior. Entre os detidos estão Raphael Sousa Oliveira, proprietário da página Choquei, e os cantores MC Ryan e MC Poze do Rodo. O grupo é suspeito de movimentar mais de R$ 1,6 bilhão por meio de um sistema sofisticado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
O Papel do Proprietário da Choquei
De acordo com a decisão judicial, Raphael Sousa Oliveira atuaria como operador de mídia da organização. As investigações apontam que ele recebia “altos valores” diretamente de MC Ryan e de outros alvos para promover conteúdos favoráveis aos artistas e realizar a “mitigação de crises” de imagem. Além disso, a página — que possui mais de 27 milhões de seguidores — era utilizada para fomentar plataformas de apostas e rifas digitais sob investigação.
A Engenharia Financeira do Crime
A operação é um desdobramento da “Narco Bet”, deflagrada em 2025, e identificou que os envolvidos utilizavam:
- Criptoativos: Transações internacionais e nacionais para dificultar o rastreio.
- Dinheiro em Espécie: Transporte de numerário físico para dissimular a origem dos recursos.
- Ocultação Patrimonial: Uso de empresas e laranjas para movimentações financeiras de alto valor.
Alcance da Operação
Mais de 200 policiais federais, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, cumprem 45 mandados de busca e apreensão e 39 de prisão temporária. As ações ocorrem em diversos estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Maranhão, Santa Catarina, Paraná, Goiás e no Distrito Federal. A 5ª Vara Federal em Santos (SP) também determinou o sequestro de bens e a imposição de restrições societárias aos envolvidos.