Coordenador da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo articula diretrizes para o Ciclo 2 da Lei Aldir Blanc e a atualização do Sistema Municipal de Cultura junto a técnicos do Governo Federal.

Com o objetivo de fortalecer a gestão cultural e garantir a correta aplicação de recursos federais, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) realizou uma reunião estratégica com representantes do Ministério da Cultura (MinC) na última terça-feira (13). O encontro, conduzido sob orientação da secretária Ana Valéria de Rezende Cunha, focou na implementação do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e na modernização do Sistema Municipal de Cultura.
Implementação da PNAB e Transparência
A pauta principal tratou da organização e aplicação dos recursos da PNAB no município. O coordenador de projetos da SMCT, Flávio Arvelos, reuniu-se com especialistas em fomento e monitoramento do MinC, incluindo Mariana Resende e Mayara Martins, para sanar dúvidas técnicas. O foco é assegurar que o repasse de verbas aos artistas locais ocorra de forma transparente, eficiente e em total conformidade com as exigências de prestação de contas do Governo Federal.
Institucionalização do Sistema de Cultura
Além da Lei Aldir Blanc, a comitiva de Patrocínio discutiu a parametrização e atualização do Sistema Municipal de Cultura com Leila Calaça, coordenadora de institucionalização do Sistema Nacional. Este alinhamento é um passo administrativo vital para que o município permaneça apto a captar novos editais e incentivos, estruturando a cultura local como uma política de Estado contínua e não apenas baseada em ações isoladas.
O diálogo contínuo entre a gestão municipal e o Ministério busca elevar o patamar da administração cultural na cidade, facilitando o acesso dos produtores e artistas patrocinenses aos mecanismos de fomento público.