Expocacer Impulsiona Sustentabilidade e Governança no Agronegócio com Novo Relatório Anual

Selo Ouro GHG Protocol e Protocolo ECO são destaques em um ano de avanços em responsabilidade ambiental e social, e resultados financeiros expressivos.

Expocacer

A Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado LTDA) reafirma sua liderança no setor agroambiental com o lançamento de seu terceiro Relatório de Sustentabilidade, destacando as iniciativas, programas e resultados de 2024. O documento consolida o compromisso da cooperativa com uma agenda de longo prazo em sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e boas práticas de governança.

O relatório de 2024 é fruto de um diagnóstico aprofundado de maturidade em ESG (Environmental, Social, and Governance), realizado em 2023 com apoio de consultoria especializada. Utilizando a Matriz de Dupla Materialidade, a Expocacer identificou temas prioritários, alinhou expectativas de stakeholders e definiu ações estratégicas para a geração de valor compartilhado.

Entre os principais destaques de 2024, a Expocacer alcançou a marca inédita com o Selo Ouro GHG Protocol, o reconhecimento máximo de transparência climática no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Este inventário seguiu as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol (Escopos 1, 2 e parte do 3), reforçando a gestão climática da cooperativa com base em dados e transparência. O Selo Ouro GHG Protocol confirma a qualidade e consistência do processo de mensuração e reporte das emissões.

Outro avanço significativo é o lançamento do Protocolo ECO, um programa exclusivo para cooperados, oferecido gratuitamente a produtores de pequeno, médio e grande porte. Desenvolvido e operacionalizado pelo Departamento de Sustentabilidade da cooperativa, o protocolo tem como objetivo avaliar e certificar a adoção de boas práticas socioambientais, econômicas e de gestão agrícola nas propriedades dos cooperados.

A cooperativa também inovou na logística verde em 2024, com o envio inédito de cafés de cooperados para o mercado europeu a bordo de um veleiro sustentável, eliminando as emissões de carbono no transporte marítimo. A criação do Comitê Estratégico de ESG, composto por lideranças de todas as áreas, tem sido fundamental para integrar a sustentabilidade às operações e garantir o desdobramento efetivo dos temas materiais em ações práticas.

Esses feitos levaram a Expocacer a figurar entre as maiores de Minas Gerais, sendo reconhecida entre as Top 10 do Anuário OCEMG 2024, que destaca as maiores cooperativas do estado em desempenho e impacto.

Na área ambiental, o relatório aponta um crescimento notável da área regenerativa total, que passou de 2.857 hectares em 2023 para 15.235 hectares em 2024, um aumento de 12.378,58 hectares. Simão Pedro de Lima, diretor presidente executivo da Expocacer, enfatiza que “Nosso compromisso vai além da conformidade legal. Acreditamos que gerar valor sustentável, integrando ambiente saudável, desenvolvimento humano e desempenho econômico, é uma missão que deve estar presente em todos os níveis da organização.”

A sustentabilidade social também é um pilar fundamental, refletido nos investimentos em capacitação, bem-estar e desenvolvimento humano. Em 2024, a cooperativa celebrou mais de 365 dias sem acidentes de trabalho, evidenciando uma cultura organizacional voltada à valorização das pessoas. As ações educativas foram ampliadas, preparando cooperados e colaboradores para os desafios e oportunidades da agenda ESG, abrangendo temas como manejo regenerativo, inovação sustentável, sucessão familiar, boas práticas nas relações de trabalho e incentivo à educação técnica, superior e de pós-graduação. A cooperativa segue engajada em iniciativas como o Dia C – Dia de Cooperar, e recentemente reuniu produtores, colaboradores, contadores, advogados e parceiros comerciais para tratar de temas ligados às boas práticas trabalhistas, materializadas em uma cartilha orientativa para seus cooperados.

Os resultados de 2024 reforçam o compromisso da Expocacer com uma governança sólida e eficiente. Com uma receita líquida de R$ 1,9 bilhão e um volume total de 1,4 milhão de sacas de café movimentadas em 2024 (alta de 9% em relação a 2023), a cooperativa demonstra a força de uma gestão estratégica focada na geração de valor e no desenvolvimento sustentável do setor. O resultado líquido da Expocacer ultrapassou R$ 33 milhões.

O Relatório ESG 2024 da Expocacer está disponível para acesso público no site oficial da cooperativa e reforça o papel do cooperativismo como vetor de inovação, sustentabilidade e prosperidade no campo.

Criada em 1993 e situada em Patrocínio/MG, a Expocacer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado LTDA promove a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e movimentação da economia de toda a região. A infraestrutura da cooperativa contempla dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente são atendidos mais de 750 produtores, com exportação para mais de 35 países, nos 5 continentes.

Publicado por Arthur Silva

Colaborador do Patrocínio Fácil, onde contribui com a publicação de notícias, oportunidades de emprego e informações empresariais. Apaixonado por futebol, busca alinhar essa paixão com seu desenvolvimento profissional na área esportiva.

Receba as principais notícias de Patrocínio pelo nosso grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Mais lidas

1

Supermercados BH Desmente Boatos de Expansão com Compra do Bretas

2

Prefeitura de Patrocínio divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2025

3

Jovem deixa mensagem de despedida e tira a própria vida em trágico acidente na BR-365

4

Professor Gilberto José de Melo da Escola Estadual Nely Amaral Falece Durante Aula

5

URGENTE: Patrocínio Espera Fortes Chuvas nas Próximas Horas

VAGAS DE EMPREGO

Aproveite as 183 vagas de emprego em aberto em Patrocínio!

Ver vagas de emprego