EuroChem Responde a Críticas sobre Simulação de Emergência em Serra do Salitre

Empresa reafirma cumprimento de protocolos legais e destaca parceria com a Defesa Civil em comunicado exclusivo.

EuroChem, Unidade Serra do Salitre
EuroChem, Unidade Serra do Salitre

Após dias de críticas e questionamentos envolvendo a simulação de emergência realizada na barragem de rejeitos em Serra do Salitre, Minas Gerais, no final de novembro de 2024, a EuroChem se pronunciou com exclusividade à redação do Patrocínio Fácil nesta segunda-feira, 6 de janeiro de 2025.

Em nota oficial, a Assessoria de Comunicação da empresa declarou:

“O simulado de emergência, realizado em atendimento à legislação vigente, ocorre anualmente e é realizado pela Defesa Civil Municipal, com suporte da EuroChem. A última edição, ocorrida em novembro de 2024, cumpriu com os objetivos do exercício. Ao todo, 70 pessoas participaram da agenda. Houve o acionamento sonoro das sirenes de emergência e os demais testes indicaram que o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração está em conformidade com os dispositivos legais.”

O posicionamento vem após moradores e produtores rurais apontarem falhas na execução do exercício. Entre os principais problemas levantados estão o atraso de 30 minutos no acionamento das sirenes, dificuldades de mobilidade até os pontos de encontro e críticas sobre a confiabilidade dos equipamentos. Além disso, o ambientalista Alan Guimarães Machado, presidente da ONG Preservar, destacou a possibilidade de graves impactos ambientais em caso de acidente, relembrando os rompimentos trágicos de Mariana e Brumadinho.

Embora a empresa tenha destacado que os procedimentos estão em conformidade com a legislação vigente, o comunicado não abordou diretamente os pontos específicos levantados pela comunidade, como a distância dos pontos de segurança ou os acionamentos falsos das sirenes denunciados por produtores.

O representante da Defesa Civil, Eng. Antonio Teles, também reafirmou anteriormente que os exercícios buscam garantir a segurança dos moradores e minimizar riscos, mas reconheceu que ajustes podem ser necessários em pontos operacionais.

Comunidade aguarda próximos passos

Com o pronunciamento da EuroChem, os moradores esperam por ações concretas para sanar as preocupações levantadas, especialmente em relação ao tempo de resposta e à funcionalidade dos equipamentos de alerta. A empresa, entretanto, reafirma seu compromisso com a segurança e conformidade legal, mantendo a agenda anual de simulações como parte de seu Plano de Ação de Emergência.

Publicado por Lucas Lopes

Comunicador formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua há mais de uma década conectando marcas a pessoas, com uma abordagem estratégica e sensível à realidade de cada cliente. Já trabalhou com grandes empresas como Johnson & Johnson, Nestlé, O Boticário e Bradesco, além de liderar projetos locais que impactam comunidades e fortalecem negócios no Brasil e no exterior.

Receba as principais notícias de Patrocínio pelo nosso grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Mais lidas

1

Supermercados BH Desmente Boatos de Expansão com Compra do Bretas

2

Prefeitura de Patrocínio divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2025

3

Jovem deixa mensagem de despedida e tira a própria vida em trágico acidente na BR-365

4

Professor Gilberto José de Melo da Escola Estadual Nely Amaral Falece Durante Aula

5

Nota de Falecimento: Família e amigos se despedem de Athaydia Francisca nesta quinta-feira

VAGAS DE EMPREGO

Aproveite as 110 vagas de emprego em aberto em Patrocínio!

Ver vagas de emprego