Vazamento de Questões no ENEM 2025: INEP Anula 3 e Polícia Federal é Acionada

Decisão afeta mais de 4 milhões de candidatos; Entenda o impacto da Teoria da Resposta ao Item (TRI) e o que muda para os estudantes de Patrocínio.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025 foi marcado por uma reviravolta na tarde de ontem (18), quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a anulação de três questões da prova. A decisão veio após a identificação de semelhanças entre itens que circularam na internet e os presentes na avaliação oficial, aplicada nos dias 9 e 16 de novembro a mais de 4 milhões de candidatos.

A equipe técnica do Inep agiu após relatos de antecipação de questões, baseando-se em informações sobre a montagem do teste para justificar a anulação dos três itens. A situação se agravou com a repercussão de um vídeo de transmissão ao vivo, veiculado dias antes do segundo dia de provas, que exibia similaridades pontuais com o conteúdo do exame.

Investigação Federal em Curso

Diante da suspeita de quebra de confidencialidade e ato de má-fé, o Inep acionou a Polícia Federal (PF). A PF tem competência para investigar fraudes no ENEM, uma vez que as provas são consideradas um serviço federal de interesse público, coordenado por uma autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC). A investigação visa apurar a autoria na divulgação das questões e responsabilizar os envolvidos.

O Impacto da Anulação: Entenda a TRI

Apesar do incidente, o Inep reafirmou a isonomia, lisura e validade das provas do ENEM 2025, destacando que os processos de elaboração e aplicação do exame seguem rigorosos protocolos de segurança.

Para o público de Patrocínio, é crucial entender o modelo estatístico por trás do exame: a Teoria da Resposta ao Item (TRI).

O TRI utiliza modelos matemáticos para ‘calibrar’ o nível de dificuldade de cada questão. Por isso, a anulação de itens sigilosos, que são pré-testados com grupos de estudantes, é uma medida de segurança para manter a validade da prova. O Inep garante que, mesmo diante da possibilidade de vazamento, o método garante que o exame mantenha sua precisão e justiça para todos os candidatos.

Publicado por Arthur Silva

Colaborador do Patrocínio Fácil, onde contribui com a publicação de notícias, oportunidades de emprego e informações empresariais. Apaixonado por futebol, busca alinhar essa paixão com seu desenvolvimento profissional na área esportiva.

Receba as principais notícias de Patrocínio pelo nosso grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Mais lidas

1

Supermercados BH Desmente Boatos de Expansão com Compra do Bretas

2

Prefeitura de Patrocínio divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2025

3

Jovem deixa mensagem de despedida e tira a própria vida em trágico acidente na BR-365

4

Professor Gilberto José de Melo da Escola Estadual Nely Amaral Falece Durante Aula

5

URGENTE: Patrocínio Espera Fortes Chuvas nas Próximas Horas

VAGAS DE EMPREGO

Aproveite as 110 vagas de emprego em aberto em Patrocínio!

Ver vagas de emprego