Prazo final para envio de recursos termina hoje, às 23h59; veja como garantir sua participação no exame

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que os candidatos que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 negado têm até as 23h59 desta sexta-feira (16) para entrar com o recurso contra a decisão.
Para recorrer, os candidatos devem acessar a Página do Participante e enviar a nova documentação comprobatória. É importante ressaltar que toda a documentação deve conter o nome completo do candidato, ser datada e assinada, e ser enviada nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB). Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.
Os critérios para isenção da taxa de inscrição do Enem 2025, definidos pelo MEC, incluem:
- Candidatos matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública em 2025.
- Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
- Candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar de até três salários mínimos ou per capita de até meio salário mínimo.
- Participantes do Programa Federal Pé-de-Meia.
O Inep alerta que, conforme previsto no edital, candidatos que declararem informações falsas ou inexatas para obter a isenção indevidamente serão eliminados do exame e deverão ressarcir à União os custos da taxa de inscrição, além de poderem responder por crime contra a fé pública.
Candidatos que faltaram às provas do Enem 2024 e desejam justificar a ausência também têm um prazo para enviar recurso, apresentando documentação que comprove situações como internação/repouso médico ou odontológico, assalto, furto, acidente de trânsito ou morte na família.