Iniciativa do Executivo, construída em diálogo com o Legislativo, visa garantir acesso mais equânime ao trabalho, estudo e serviços essenciais a partir de janeiro.

O Governo Municipal de Patrocínio deu um passo significativo em direção à melhoria da qualidade de vida e da equidade social na cidade, ao encaminhar à Câmara Municipal o projeto que institui duas grandes mudanças no transporte coletivo urbano. A partir de janeiro, se aprovadas, as propostas irão garantir a redução da tarifa para R$ 2,45 e a implantação do passe livre estudantil.
A iniciativa busca aliviar o custo de deslocamento para milhares de famílias patrocinenses, focando em ampliar o acesso a oportunidades essenciais.
A principal meta desta política é promover uma mobilidade mais acessível e sustentável. A redução do valor da passagem para R$ 2,45 e, principalmente, a gratuidade garantida pelo passe livre para alunos regularmente matriculados, são medidas que atingem diretamente as famílias que dependem do transporte público.
O benefício do passe livre estudantil é visto como uma poderosa ferramenta para a educação, garantindo que o custo do transporte não seja uma barreira para a frequência escolar e o pleno desenvolvimento dos alunos. De forma mais ampla, a redução da tarifa melhora as condições de acesso ao trabalho e aos serviços, promovendo maior equidade no acesso às oportunidades em Patrocínio.
Diálogo e Próximos Passos
O projeto é fruto de um trabalho conjunto, tendo sido construído em diálogo direto com representantes do Legislativo. Este engajamento entre os poderes Executivo e Legislativo é fundamental para viabilizar e fortalecer ações integradas que atendam às necessidades cotidianas dos moradores.
O documento, já assinado pelo Executivo, segue agora para análise e votação dos vereadores. A expectativa é que, após a análise e aprovação na Câmara Municipal, as medidas possam ser implementadas logo no início de janeiro, conforme o objetivo inicial do Governo Municipal.