Simulação de Emergência em Barragem da EuroChem em Serra do Salitre Gera Críticas e Questionamentos

Moradores e produtores rurais apontam falhas em protocolos e equipamentos de segurança em exercício realizado pela empresa.

EuroChem em Serra do Salitre
EuroChem, Unidade Serra do Salitre (Foto de Marina Fernandes)

No dia 28 de novembro de 2024, a EuroChem através da sua assessoria H&P realizou uma simulação de emergência em sua barragem de rejeitos, localizada em Serra do Salitre, Minas Gerais. O exercício, que contou com a participação da Defesa Civil, ONGs de preservação ambiental, jornalistas, moradores da região de risco e funcionários da empresa e propriedades vizinhas, tinha como objetivo reforçar os protocolos de segurança e preparar a comunidade para possíveis cenários de emergência.

Apesar da relevância do treinamento, o evento gerou insatisfação entre os moradores locais. Entre as principais críticas, destacam-se as mudanças nos pontos de encontro, que, segundo os residentes, ficaram mais distantes e de difícil acesso, agravados pela falta de mobilidade na região.

O produtor rural Dr. Wismar Ferreira, em depoímento, denunciou problemas no sistema de sirenes, alegando que o equipamento apresentou três acionamentos falsos, inclusive durante a própria simulação, sofreu um atraso de 30 minutos.

Outro morador, Dr. Francelino Neto, destacou a dificuldade de acesso aos pontos de segurança. Segundo ele, o deslocamento até o local mais próximo leva cerca de 17 minutos, tempo que considera insuficiente em caso de rompimento.

O engenheiro Antonio Teles, representante da Defesa Civil, afirmou que o acompanhamento técnico do órgão oferece maior segurança aos moradores. Ele também alertou sobre as implicações de um eventual rompimento da barragem, que poderia comprometer o abastecimento de água em cidades como Patos de Minas e Presidente Olegário.

O ambientalista e presidente da ONG Preservar, Alan Guimarães Machado, que acompanhou a simulação, divulgou um depoimento crítico, relembrando os trágicos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho. Ele também avaliou que um possível acidente na barragem da EuroChem teria um grande impacto ambiental, com possibilidade de atingir inclusive o município de Cruzeiro da Fortaleza.

Até o momento, a EuroChem não se manifestou oficialmente sobre as preocupações levantadas durante e após a simulação. A comunidade aguarda um posicionamento da empresa com medidas para resolver os problemas apontados.

Publicado por Lucas Lopes

Lucas Lopes é publicitário formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua há mais de uma década conectando marcas a pessoas, com uma abordagem estratégica e sensível à realidade de cada cliente. Fundador da Winbound Marketing, já trabalhou com grandes empresas como Johnson & Johnson, Nestlé, O Boticário e Bradesco, além de liderar projetos locais que impactam comunidades e fortalecem negócios no Brasil e no exterior.

Receba as principais notícias de Patrocínio pelo nosso grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Mais lidas

1

Supermercados BH Desmente Boatos de Expansão com Compra do Bretas

2

Prefeitura de Patrocínio divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2025

3

Jovem deixa mensagem de despedida e tira a própria vida em trágico acidente na BR-365

4

Professor Gilberto José de Melo da Escola Estadual Nely Amaral Falece Durante Aula

5

URGENTE: Patrocínio Espera Fortes Chuvas nas Próximas Horas

VAGAS DE EMPREGO

Aproveite as 187 vagas de emprego em aberto em Patrocínio!

Ver vagas de emprego