Simulação de Emergência em Barragem da EuroChem em Serra do Salitre Gera Críticas e Questionamentos

Moradores e produtores rurais apontam falhas em protocolos e equipamentos de segurança em exercício realizado pela empresa.

EuroChem em Serra do Salitre
EuroChem, Unidade Serra do Salitre (Foto de Marina Fernandes)

No dia 28 de novembro de 2024, a EuroChem através da sua assessoria H&P realizou uma simulação de emergência em sua barragem de rejeitos, localizada em Serra do Salitre, Minas Gerais. O exercício, que contou com a participação da Defesa Civil, ONGs de preservação ambiental, jornalistas, moradores da região de risco e funcionários da empresa e propriedades vizinhas, tinha como objetivo reforçar os protocolos de segurança e preparar a comunidade para possíveis cenários de emergência.

Apesar da relevância do treinamento, o evento gerou insatisfação entre os moradores locais. Entre as principais críticas, destacam-se as mudanças nos pontos de encontro, que, segundo os residentes, ficaram mais distantes e de difícil acesso, agravados pela falta de mobilidade na região.

O produtor rural Dr. Wismar Ferreira, em depoímento, denunciou problemas no sistema de sirenes, alegando que o equipamento apresentou três acionamentos falsos, inclusive durante a própria simulação, sofreu um atraso de 30 minutos.

Outro morador, Dr. Francelino Neto, destacou a dificuldade de acesso aos pontos de segurança. Segundo ele, o deslocamento até o local mais próximo leva cerca de 17 minutos, tempo que considera insuficiente em caso de rompimento.

O engenheiro Antonio Teles, representante da Defesa Civil, afirmou que o acompanhamento técnico do órgão oferece maior segurança aos moradores. Ele também alertou sobre as implicações de um eventual rompimento da barragem, que poderia comprometer o abastecimento de água em cidades como Patos de Minas e Presidente Olegário.

O ambientalista e presidente da ONG Preservar, Alan Guimarães Machado, que acompanhou a simulação, divulgou um depoimento crítico, relembrando os trágicos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho. Ele também avaliou que um possível acidente na barragem da EuroChem teria um grande impacto ambiental, com possibilidade de atingir inclusive o município de Cruzeiro da Fortaleza.

Até o momento, a EuroChem não se manifestou oficialmente sobre as preocupações levantadas durante e após a simulação. A comunidade aguarda um posicionamento da empresa com medidas para resolver os problemas apontados.

Publicado por Lucas Lopes

Comunicador formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua há mais de uma década conectando marcas a pessoas, com uma abordagem estratégica e sensível à realidade de cada cliente. Já trabalhou com grandes empresas como Johnson & Johnson, Nestlé, O Boticário e Bradesco, além de liderar projetos locais que impactam comunidades e fortalecem negócios no Brasil e no exterior.

Receba as principais notícias de Patrocínio pelo nosso grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Mais lidas

1

Supermercados BH Desmente Boatos de Expansão com Compra do Bretas

2

Prefeitura de Patrocínio divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2025

3

Jovem deixa mensagem de despedida e tira a própria vida em trágico acidente na BR-365

4

Professor Gilberto José de Melo da Escola Estadual Nely Amaral Falece Durante Aula

5

Nota de Falecimento: Família e amigos se despedem de Athaydia Francisca nesta quinta-feira

VAGAS DE EMPREGO

Aproveite as 110 vagas de emprego em aberto em Patrocínio!

Ver vagas de emprego