Estudantes pré-selecionados na lista de espera precisam entregar a documentação nas instituições de ensino superior.

O prazo para que os estudantes pré-selecionados pela lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2025 comprovem as informações prestadas no momento da inscrição termina nesta sexta-feira, 5 de setembro. O processo, que é a etapa final para a conquista da bolsa de estudo, deve ser feito diretamente nas instituições de ensino superior privadas.
Para evitar a perda da vaga, os candidatos devem se dirigir à faculdade para a qual foram selecionados ou, se a instituição permitir, enviar a documentação por meio eletrônico. A entrega pode ser presencial ou online, dependendo da política da faculdade. Independentemente da forma, a instituição deve emitir um formulário de comprovação de entrega no momento do recebimento da documentação.
O que os estudantes devem saber
- Verifique sua situação: Os candidatos podem checar se estão na lista de espera no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
- Tipos de bolsa: O Prouni oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% do valor da mensalidade) em cursos de graduação.
- Aprovação e concessão: As instituições de ensino participantes têm até 12 de setembro para informar se o candidato foi aprovado ou reprovado. Em caso de aprovação, será emitido o termo de concessão da bolsa.
MEC alerta sobre golpes e taxas
O Ministério da Educação (MEC) reforça que a inscrição no Prouni é gratuita, e que é proibida a cobrança de qualquer tipo de taxa para a seleção de candidatos ao programa. O MEC tem alertado sobre golpes relacionados à inscrição no programa. O processo seletivo do Prouni é online, e a entrega da documentação, seja presencial ou virtual, não deve gerar custos para o estudante.