Programa “Nossa Praça” Transforma Espaços Públicos em Oásis Comunitários

Decreto Municipal Inova ao Permitir que Cidadãos e Empresas “Apadrinhem” Praças, Parques e Canteiros, Prometendo Mais Verde e Vida para a Cidade

Nossa Praça

A Prefeitura de Patrocínio acaba de lançar uma iniciativa inovadora que promete transformar a paisagem urbana e fortalecer o senso de comunidade na cidade. Por meio do Decreto nº 4.558/2025, foi regulamentado o Programa “Nossa Praça”, que autoriza a adoção de praças, parques, canteiros e outros espaços públicos por pessoas físicas ou jurídicas.  

O objetivo central do programa é claro: fazer das praças espaços públicos verdadeiramente para o público. A ideia é que, por meio da colaboração entre o poder público e a sociedade civil, esses locais se tornem mais bem cuidados, mais bonitos e mais vivos.  

Os interessados em “adotar” um espaço público poderão firmar termos de adoção com validade de 1 a 5 anos. As atividades previstas incluem desde a manutenção básica, como jardinagem e limpeza, até a instalação de mobiliário urbano, como bancos e lixeiras, e a realização de projetos socioculturais e ambientais. Tudo isso, é claro, seguindo critérios técnicos e as normas municipais.  

Para identificar os “padrinhos” dos espaços, o programa autoriza a instalação de placas padronizadas. E, em casos específicos, poderá permitir o uso comercial das áreas adotadas, mediante edital. Essa possibilidade abre um leque de oportunidades para empresas que desejam associar sua marca a projetos de responsabilidade social e ambiental.  

A gestão do “Nossa Praça” ficará a cargo de uma comissão formada por representantes de secretarias municipais e da Procuradoria-Geral. Essa equipe será responsável por analisar as propostas de adoção e acompanhar a execução dos projetos, garantindo que tudo seja feito de forma transparente e eficiente.  

Ainda não há uma opinião pública formada sobre o programa, o que é natural, dada a sua recente implementação. No entanto, a expectativa é que a iniciativa seja bem recebida pela população, que poderá desfrutar de espaços públicos mais agradáveis e bem cuidados.  

Publicado por Arthur Silva

Colaborador do Patrocínio Fácil, onde contribui com a publicação de notícias, oportunidades de emprego e informações empresariais. Apaixonado por futebol, busca alinhar essa paixão com seu desenvolvimento profissional na área esportiva.

Receba as principais notícias de Patrocínio pelo nosso grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Mais lidas

1

Supermercados BH Desmente Boatos de Expansão com Compra do Bretas

2

Prefeitura de Patrocínio divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2025

3

Professor Gilberto José de Melo da Escola Estadual Nely Amaral Falece Durante Aula

4

Jovem deixa mensagem de despedida e tira a própria vida em trágico acidente na BR-365

5

URGENTE: Patrocínio Espera Fortes Chuvas nas Próximas Horas

VAGAS DE EMPREGO

Aproveite as 3 vagas de emprego em aberto em Patrocínio!

Ver vagas de emprego