Lançamento na Expocacer marca início de ação integrada para proteger produtores e trabalhadores rurais na colheita da safra cafeeira.

Patrocínio/MG se tornou o epicentro do lançamento da Operação Safra Segura 2025, uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais (46º Batalhão) que visa garantir a segurança no meio rural durante a crucial safra cafeeira de 2025. O evento, que ocorreu nesta quarta-feira, coincidiu com as ações da Operação Agrogerais Segura 2025 e integrou o programa “PMMG Rumo aos 250 anos”.
A Expocacer, tradicional palco do agronegócio regional, foi o local escolhido para o lançamento oficial, que ocorreu durante a abertura da 4ª Feira de Negócios Expocacer. Produtores, trabalhadores rurais e representantes do setor acompanharam o anúncio feito pelo Comandante do 46º BPM, Tenente-Coronel Werner, que ressaltou a importância da união das forças de segurança para assegurar a tranquilidade no campo.
A operação demonstra a amplitude da ação, mobilizando o efetivo de todas as guarnições do turno de serviço, além das Patrulhas Rurais, Polícia Militar de Meio Ambiente, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal. Essa integração estratégica visa abranger os municípios sob responsabilidade do 46º BPM: Patrocínio, Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Monte Carmelo, Iraí de Minas, Romaria, Douradoquara, Coromandel e Abadia dos Dourados.
O foco principal da Safra Segura 2025 é a prevenção de crimes que afligem o campo, como furto e roubo de insumos, carga e maquinários, tráfico de drogas, abigeato e porte ilegal de armas de fogo. Além disso, a operação busca promover a sensação de segurança nas comunidades rurais, reconhecendo a importância da colaboração da comunidade rural, por meio do compartilhamento de informações e da adoção de medidas de autoproteção.
A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a paz social e o desenvolvimento regional, valorizando o homem do campo e impulsionando o agronegócio. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo 181 ou, em casos de emergência, pelo 190.