Motoristas de Patrocínio e Região enfrentam reajuste de 5,26%; veja como funciona o desconto para usuários frequentes e o que muda na BR-365 e outras rodovias.

A partir da meia-noite do dia 22 de outubro, quem utiliza as rodovias administradas pela EPR Triângulo, incluindo a vital MGC-462 em Patrocínio, vai pagar mais caro. O reajuste no pedágio, autorizado pela Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), eleva a tarifa-base para veículos de passeio de R$ 13,30 para R$ 14,00.
Para os motociclistas, o novo valor será de R$ 7,00. Já os veículos comerciais, como caminhões e ônibus, terão os preços ajustados conforme o número de eixos.
A praça de pedágio mais próxima e de maior relevância para o morador de Patrocínio é a PP05, localizada no Km 34,15 da MGC-462. As tarifas são as mesmas em todas as praças da concessão, o que significa que as rotas importantes, como a BR-365 (para Uberlândia, Monte Carmelo e Indianópolis) também terão o novo valor.
O reajuste acompanha a correção inflacionária dos últimos 12 meses, conforme previsto no contrato de concessão e autorizado pela Artemig.
A concessionária EPR Triângulo ressalta que os motoristas que trafegam com frequência pelas rodovias podem conseguir descontos significativos. O programa Desconto do Usuário Frequente (DUF) oferece abatimentos que podem chegar a 80%.
O benefício é voltado para veículos de passeio que usam a mesma praça, no mesmo sentido, mais de uma vez ao mês. Para participar, basta utilizar uma TAG de qualquer operadora credenciada na pista automática.
A EPR Triângulo administra 627,4 quilômetros de estradas na região e afirma que o dinheiro arrecadado é investido em melhorias de infraestrutura e segurança. A concessionária destacou a restauração completa dos 627 km de pavimento, a instalação de defensas metálicas e a iluminação de 20 trevos em rodovias como MGC-452, MG-427, LMG-782, BR-452 e a própria BR-365.
Segundo a EPR Triângulo, essas melhorias refletiram em uma queda de 63% nos acidentes nos trevos iluminados e uma redução de 20% nas mortes por acidentes no primeiro semestre de 2025.