Evento na Expocacer reúne mestres de torra renomados e reforça a excelência da Região do Cerrado Mineiro no cenário global.

1º Concurso Internacional de Torra Brasil x Japão. O evento, sediado na Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda.), celebra a excelência na torra de cafés especiais e estreita os laços culturais e comerciais entre os dois países. A disputa, que se iniciou no domingo, 24 de agosto, no Centro de Excelência do Café do Cerrado (CEC Cerrado) , terá seu grande desfecho com a cerimônia de premiação nesta segunda-feira, 25 de agosto, na sede administrativa da cooperativa.
A iniciativa, promovida pela Expocacer em parceria com a Cerrad Coffee & Company Ltda., Federação dos Cafeicultores do Cerrado, e a Fundaccer, conta ainda com o patrocínio da Atilla, uma referência no mercado de torradores inteligentes. Para a gerente comercial de cafés especiais da Expocacer, Sandra Moraes, a competição é uma honra e reforça o potencial de Patrocínio e da Região do Cerrado Mineiro como referência mundial. “É uma grande honra para a Expocacer sediar uma competição desse porte. Além de evidenciar o potencial da nossa região, o concurso estreita laços comerciais e culturais com um mercado exigente como o japonês”, afirmou.
A disputa reúne quatro mestres de torra de renome internacional. Representando o Brasil, estão
Michael de Alcântara, campeão do Torrefação do Ano Brasil 2024 e mestre de torra há mais de 18 anos, e Roberta Bazilli, vice-campeã e uma das principais referências femininas na cafeicultura brasileira. Do Japão, participam
Ishikawa Nene, campeã do Torra Japão 2024, e Kazuo Nitta, vice-campeão. Os vencedores serão premiados com cafés especiais da Região do Cerrado Mineiro, com o primeiro colocado recebendo 60 kg, o segundo 40 kg, o terceiro 30 kg e o quarto 20 kg.
Segundo Carlos Akio, chefe de embarque da Cerrad Coffee & Company, a qualidade dos cafés dos cooperados da Expocacer atende o exigente padrão japonês, o que permitiu a parceria de 35 anos entre as empresas. “O Japão é um dos países mais relevantes para o consumo de cafés especiais no mundo e por isso acreditamos que ao reunir mestres de torra dos dois países, criamos também um ambiente de colaboração, aprendizado e negócios que beneficiarão toda a cadeia cafeeira”, destacou.
O evento é uma oportunidade para a comunidade local e visitantes acompanharem de perto o processo que leva o café de Patrocínio a ser valorizado em todo o mundo. A cerimônia de premiação e o anúncio dos vencedores ocorrerão no auditório da Expocacer, nesta segunda-feira, 25 de agosto. A entrada é gratuita.