Influenciadores digitais promovem produtos com alta concentração de cafeína para melhorar a performance em academias e nos estudos, mas médicos alertam para os riscos à saúde.

Uma tendência crescente entre jovens, impulsionada por influenciadores digitais, tem levantado sérias preocupações de especialistas em saúde: o uso de sachês de cafeína para aumentar a energia e a performance. Embora a cidade de Patrocínio ainda não registre casos alarmantes, a matéria da BBC News Brasil sobre o tema serve de alerta para os pais e educadores da região sobre os perigos dessa nova prática.
Os pequenos sachês, que são colocados entre os lábios e a gengiva, liberam uma dose rápida e concentrada de cafeína na corrente sanguínea. A moda tem se popularizado em plataformas como o TikTok, onde jovens mostram os resultados na hora de malhar ou de se preparar para exames. No entanto, um único sachê pode conter o equivalente a duas xícaras de café, tornando o consumo excessivo um risco real e fácil de acontecer.
Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil alertam que o consumo elevado de cafeína pode ter efeitos colaterais indesejados e graves, principalmente em pessoas mais jovens, que podem ter menor tolerância à substância. Níveis elevados de cafeína podem causar batimentos cardíacos acelerados, arritmias e convulsões. Casos de morte por excesso de cafeína, embora raros, já foram registrados.
Além dos riscos cardiovasculares, o uso prolongado dos sachês pode irritar a gengiva, de acordo com dentistas. Há, ainda, o receio de que o consumo de sachês de cafeína possa ser uma “porta de entrada” para o uso de outras substâncias estimulantes. A discrição do produto também é um ponto de atenção, pois facilita que o consumo seja escondido de pais e professores.
A recomendação geral para adultos saudáveis é de um consumo máximo de 400 mg de cafeína por dia. No entanto, para crianças e adolescentes, o limite recomendado pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar é de 3 mg por quilo de peso corporal. Em vez de recorrer a estimulantes, profissionais de saúde sugerem manter uma dieta saudável com refeições regulares, hidratação e alimentos nutritivos para garantir energia estável ao longo do dia.