MPF pede suspensão de pedágio em rodovias de Patrocínio e Uberlândia por irregularidades em trevos e falta de segurança

Publicado em 20 de fevereiro de 2025

Ministério Público Federal aponta problemas em trechos da BR-365 e MG-190, incluindo riscos de alagamento e largura da pista inferior ao mínimo exigido.

MPF

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou hoje (20) a suspensão da cobrança de pedágio em trechos das rodovias BR-365 e MG-190, entre Patrocínio e Uberlândia, devido a irregularidades encontradas em trevos e falta de segurança para os motoristas. A ação do MPF se baseia em um laudo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que apontou problemas como falta de sistema de sarjetas e largura da pista inferior ao mínimo exigido em projeto.  

Entre os trechos com problemas, o MPF destaca o trevo da BR-365 com a MG-223, próximo à Comunidade Celso Bueno, que dá acesso à cidade de Iraí de Minas. Segundo o laudo da UFU, o trevo não possui sistema de sarjetas, o que compromete o escoamento da água da chuva e aumenta o risco de alagamentos, além de gerar danos à infraestrutura da rodovia e colocar em risco a segurança dos motoristas.  

Outro ponto crítico é o trevo da BR-365 que dá acesso à cidade de Indianópolis, onde a largura da faixa de rolamento é de 6,63 metros, inferior ao mínimo de 7,50 metros estabelecido no projeto original. Essa irregularidade, segundo o MPF, compromete a segurança dos motoristas que trafegam pelo local.  

O MPF também aponta problemas no trevo da rodovia que dá acesso à cidade de Perdízes, mas não detalha as irregularidades encontradas.  

Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que solicitou ao MPF a realização de uma audiência entre as partes para que sejam prestados os devidos esclarecimentos.  

A concessionária EPR Triângulo, responsável pela administração dos trechos em questão, ainda não se manifestou sobre a solicitação do MPF.  

Motoristas que trafegam pela BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio reclamam das condições da rodovia, mesmo com o pedágio mais caro da região, no valor de R$ 13,30. O trecho ainda não conta com duplicação e apresenta problemas como buracos e falta de sinalização, como a ausência de dispositivos refletivos no asfalto para separação das vias, o que dificulta a visibilidade no trânsito durante a noite.  

A tarifa cobrada no pedágio entre Uberlândia e Patrocínio é significativamente superior ao praticado em outros pontos da mesma rodovia. Entre Uberlândia e Ituiutaba, por exemplo, a BR-365 é totalmente duplicada e a tarifa de pedágio é de R$ 5,90.  

A população de Patrocínio e Uberlândia aguarda ansiosa por uma solução para os problemas apontados pelo MPF e espera que a suspensão da cobrança do pedágio pressione a concessionária a realizar as melhorias necessárias para garantir a segurança e o conforto dos motoristas.

Publicado por Arthur Silva

Colaborador do Patrocínio Fácil, onde contribui com a publicação de notícias, oportunidades de emprego e informações empresariais. Apaixonado por futebol, busca alinhar essa paixão com seu desenvolvimento profissional na área esportiva.

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