Beneficiários em todo o Brasil, incluindo Patrocínio, devem ficar atentos aos canais oficiais para receber valores referentes a descontos indevidos.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início ao ressarcimento de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas por entidades associativas, uma medida de abrangência nacional que já contemplou mais de 533 mil beneficiários na primeira semana. A expectativa é que, até 30 de julho, um total de 1,147 milhão de pessoas recebam os depósitos em suas contas bancárias, conforme divulgado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Até a última sexta-feira, 25 de julho, o INSS registrou 1,248 milhão de adesões ao acordo, de um total de 2,295 milhões de pessoas aptas a participar. A meta do instituto é que todos os beneficiários elegíveis adiram o quanto antes para receber o ressarcimento de forma rápida, integral e corrigida pelo IPCA. O prazo final para adesão ao acordo é 14 de novembro. Os reembolsos serão feitos na conta em que o benefício é pago, seguindo a ordem de adesão: quem aderir primeiro, recebe primeiro.
ara garantir que nenhum aposentado ou pensionista seja deixado para trás, o INSS está intensificando a comunicação por diversos meios, incluindo o aplicativo Meu INSS, avisos em instituições financeiras e até mesmo mensagens de WhatsApp. No entanto, é crucial que os beneficiários de Patrocínio e de todo o país estejam vigilantes contra possíveis golpes.
ATENÇÃO: As mensagens de WhatsApp enviadas pelo governo federal apenas informarão que o beneficiário está apto a fazer a adesão ao acordo, sem conter nenhum link relativo à contestação. Caso o aposentado ou pensionista receba alguma mensagem com link, deve ignorá-la imediatamente, pois se trata de uma tentativa de golpe.
A adesão ao acordo para o ressarcimento não é feita via WhatsApp. Os canais exclusivos para aceitar o acordo são:
- Aplicativo ou site Meu INSS
- Agências dos Correios
A central telefônica 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza a adesão ao acordo.
Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis. A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, é possível consultar o valor a ser recebido.
O processo funciona da seguinte forma: o beneficiário registra a contestação do desconto indevido e aguarda 15 dias úteis pela resposta da entidade. Se não houver resposta nesse prazo, o sistema libera a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.
Mesmo quem já possui uma ação judicial sobre o tema ou não recebeu via judicial, pode fazer a adesão ao acordo. Se a ação foi iniciada antes de 23 de abril, o beneficiário pode fazer o acordo e desistir da ação, e o INSS pagará 5% de honorários advocatícios para o advogado.
Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS:
- Acesse o aplicativo Meu INSS com seu CPF e senha.
- Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).
- Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
- Clique em “Enviar” e pronto. Basta aguardar o pagamento.
Os aposentados e pensionistas de Patrocínio são incentivados a verificar seus extratos e, caso identifiquem descontos indevidos, buscar os canais oficiais para contestação e adesão ao acordo. A população idosa de Patrocínio, que em 2025 é de quase 16 mil pessoas e com projeção de crescimento para 23 mil em 2047, deve estar atenta a essa oportunidade de ressarcimento.