Documentário e exposição fotográfica resgatam histórias e fortalecem laços na Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa

Juiz de Fora foi palco de uma emocionante celebração da memória e do sentimento de pertencimento na Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa. Na terça-feira (13/5), o Projeto Moradores Educação, uma parceria entre o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), apresentou o documentário e a exposição fotográfica que resgatam histórias de estudantes, ex-alunos, professores e moradores ligados à tradicional instituição.
O evento, realizado na quadra da escola e aberto ao público, proporcionou a exibição do documentário, revelando narrativas emocionantes de pessoas que construíram e continuam a construir o legado afetivo da instituição. Os participantes do projeto também receberam suas fotografias, que integraram um sensível “varal fotográfico”.
A iniciativa, que já passou por Belo Horizonte, percorrerá mais seis escolas estaduais até 2026, nas cidades de Poços de Caldas, Uberaba, Governador Valadares, Januária, São João das Missões e Teófilo Otoni, com o objetivo de valorizar a identidade cultural e o sentimento de pertencimento nas comunidades escolares.
Cerca de 115 “moradores” da Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa compartilharam suas vivências, resultando na produção da exposição fotográfica e do filme documentário, disponível neste link.
Entre os depoimentos marcantes, destacam-se o de Daniel Nunes, estudante do 3º ano do ensino médio, que expressou seu orgulho em participar da construção da memória viva da escola, e o de Antuérpia da Silva Gomes, auxiliar de serviços, que emocionou a todos ao compartilhar seu amor pela instituição e sua trajetória ligada ao “Patrus”.
O projeto incluiu uma oficina cultural, onde estudantes da escola exploraram o universo da fotografia, filmagem e documentação de histórias, produzindo a série de ensaios “Escolas, Memórias e Pertencimento”, compartilhada no Instagram @projetomoradores.
O Projeto Moradores Educação é uma iniciativa da NITRO Histórias Visuais, derivado do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio, realizado pelo Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), com a parceria da SEE/MG, o apoio do Ministério Público de Minas Gerais e o financiamento de recursos de medidas compensatórias, através da Plataforma Semente.