Mapeamento de Qualidade: Expocacer Revoluciona o Apoio aos Cafeicultores do Cerrado Mineiro

Iniciativa estratégica oferece suporte técnico e comercial para valorizar cafés especiais e impulsionar a rentabilidade dos produtores locais.

Expocacer

A busca incessante pela excelência na cafeicultura ganhou um novo aliado na Região do Cerrado Mineiro. A Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado LTDA) lançou um serviço gratuito e exclusivo de mapeamento da qualidade dos cafés de seus cooperados, uma ferramenta crucial para identificar o potencial dos grãos e orientar decisões estratégicas no campo e no mercado. O Patrocínio Fácil, que frequentemente acompanha as novidades do setor cafeeiro na região, destaca a relevância dessa iniciativa para o desenvolvimento local.

A qualidade do café, em todas as suas nuances, é um fator determinante para o sucesso no concorrido mercado de cafés especiais. É nesse cenário que o mapeamento se insere, aliando conhecimento técnico e expertise sensorial para guiar os produtores. Segundo a Expocacer, essa prática permite decisões mais assertivas desde a origem, contribuindo significativamente para a valorização dos cafés no mercado.

Conduzida por uma equipe altamente especializada, a ação oferece aos cafeicultores informações técnicas que visam a melhor assertividade na escolha do processo de pós-colheita. Os cooperados têm a oportunidade de acompanhar as provas dos lotes presencialmente e receber feedback em tempo real, aprofundando o conhecimento sobre o próprio café e seus pontos fortes. “Além da identificação do potencial dos cafés e de auxiliar o cooperado na tomada de decisões, o mapeamento ajuda a prevenir que um café com boa bebida seja misturado com outro inferior, levando em consideração a sensibilidade da lavoura às variações do ambiente e clima — o que pode ocasionar diferenças mesmo dentro de um único talhão”, explica Angélica Mara, Q-Grader e classificadora de Cafés Especiais da Expocacer.

Alinhada às inovações do mercado de especialidades, a Expocacer adotará novos protocolos na avaliação dos cafés, como o CVA (Coffee Value Assessment) da SCA (Specialty Coffee Association). Essa metodologia tem como pilar “o valor do café”, considerando atributos que compõem a análise sensorial, afetiva e extrínseca, com ênfase na sustentabilidade e outros aspectos que se alinham à oferta de café para atender mercados específicos. O objetivo da ferramenta é oferecer melhor entendimento quanto ao potencial de valor do café em diferentes etapas da cadeia produtiva, considerando aspectos como qualidade, origem, sustentabilidade e mercado.

Cada cooperado poderá enviar até 5 amostras por agendamento, e o serviço será realizado em dois pontos estratégicos:

  • Patrocínio-MG (sede administrativa da Expocacer): terças e quintas-feiras, a partir das 14h, na Av. Faria Pereira, nº 3945 – Distrito Industrial.
  • Patos de Minas-MG (unidade Expocacer): quartas-feiras, a partir das 14h, na Av. Rodrigo Castilho de Avelar, 1100 – Andar Térreo, Distrito Industrial I.

O mapeamento de cafés vai além da avaliação sensorial, envolvendo também a expertise de profissionais como agentes de negócios e traders, que auxiliam na comercialização dos cafés para os mercados em todo o globo. Ao reunir essas frentes — técnica, sensorial e comercial —, a Expocacer assegura um modelo de apoio completo aos cooperados, permitindo tomadas de decisão mais precisas sobre pós-colheita, beneficiamento e direcionamento comercial dos lotes.

Com essa iniciativa, o produtor tem a oportunidade de identificar cafés de alto valor agregado, otimizar processos em safras futuras, evitar perdas por mistura inadequada de grãos e aumentar seu retorno financeiro ao posicionar seus cafés nos mercados mais exigentes. “A ação reafirma o compromisso da Expocacer com a qualidade, rastreabilidade e valorização dos cafés especiais, fortalecendo os cooperados para obterem melhor competitividade nos mercados e também retificando a reputação da Região do Cerrado Mineiro como uma das principais origens produtoras de cafés do mundo”, destaca Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da cooperativa.

Publicado por Arthur Silva

Colaborador do Patrocínio Fácil, onde contribui com a publicação de notícias, oportunidades de emprego e informações empresariais. Apaixonado por futebol, busca alinhar essa paixão com seu desenvolvimento profissional na área esportiva.

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