Alexandre de Moraes garante que o julgamento das ações penais será concluído no segundo semestre, com a finalização da fase de interrogatórios.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, fez uma declaração significativa hoje durante a sessão de abertura dos trabalhos da Corte, após o recesso. Ele afirmou que o julgamento das ações penais relacionadas à suposta trama golpista, que teria ocorrido no governo de Jair Bolsonaro, será encerrado ainda este ano.
A fala do ministro ocorre após o STF ter concluído, nesta segunda-feira (28), o interrogatório de 31 réus. Com o término dessa etapa, a instrução das ações penais contra os acusados pela tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022 foi encerrada. Em seu discurso, Moraes reforçou o compromisso do STF em julgar o caso, “absolvendo aqueles onde não houver prova de responsabilidade, condenando aqueles onde houver prova”.
Embora o ministro não tenha citado nominalmente, ele criticou a atuação de “pseudopatriotas” que buscam sanções contra o Brasil nos Estados Unidos, em uma possível referência ao deputado Eduardo Bolsonaro, que se encontra no país norte-americano. Moraes comparou o “modus operandi” da atuação do parlamentar com a suposta tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023, reforçando a seriedade do caso em julgamento.