Medida visa combater fraudes bilionárias e modernizar a Previdência Social; cidadão patrocinense deve se antecipar para evitar a paralisação do pedido.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai exigir o cadastro biométrico obrigatório para todas as novas solicitações de benefícios a partir do dia 21 de novembro de 2025. A medida é uma grande mudança na regra e tem como objetivo aumentar a segurança e combater fraudes no sistema.
O Que Você Precisa Saber sobre o Cronograma
A mudança afeta apenas os novos pedidos. Quem já recebe aposentadoria, pensão ou auxílio não precisa tomar nenhuma medida agora, pois o benefício não será bloqueado.
O INSS vai aceitar, nesta primeira fase, a biometria que já estiver registrada nos seguintes documentos:
- Carteira de Identidade Nacional (CIN)
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Título de Eleitor
Datas Importantes:
- A partir de 21 de Novembro de 2025: A biometria será obrigatória para qualquer novo pedido de benefício.
- A partir de 1º de Maio de 2026: Quem for pedir um novo benefício e não tiver biometria registrada nos documentos aceitos (CIN, CNH ou Título de Eleitor) precisará, obrigatoriamente, emitir a CIN para dar andamento ao pedido.
- A partir de 1º de Janeiro de 2028: A CIN se tornará o único documento com biometria aceito para todos os procedimentos no INSS.
Quem Está Temporariamente Dispensado?
O INSS listou as situações em que a exigência da biometria será dispensada por enquanto:
Por Condição do Cidadão:
- Pessoas com mais de 80 anos.
- Pessoas com dificuldade de deslocamento por motivo de saúde (com comprovação).
- Moradores de áreas de difícil acesso.
- Residentes no exterior.
Por Tipo de Benefício (Dispensa até 30 de abril de 2026):
- Salário maternidade.
- Benefício por incapacidade temporária.
- Pensão por morte.
Prepare-se: Verifique seus documentos
Para evitar qualquer atraso no seu pedido de benefício a partir de novembro de 2025, a principal recomendação é: verifique agora mesmo se você tem biometria registrada na sua Carteira de Identidade, CNH ou Título de Eleitor.
Se você ou alguém da sua família pretende solicitar um novo benefício a partir de 21 de novembro de 2025, antecipar a conferência dos documentos é a chave para garantir que o processo seja rápido e sem problemas.