Conclave surpreende com rapidez na escolha do sucessor de Francisco; anúncio oficial é aguardado

A Praça de São Pedro explodiu em alegria e comoção nesta quinta-feira (08/05), com a tão esperada fumaça branca emanando da Capela Sistina às 13h08 (horário de Brasília) – 18h08 em Roma. Após dois dias de Conclave, os cardeais chegaram a um consenso e elegeram o novo líder da Igreja Católica, sucessor de Francisco.
A rapidez da eleição surpreendeu muitos, já que a escolha do novo Papa ocorreu no mesmo ritmo das eleições de Pio 12, em 1939. Nas eleições papais mais recentes, Bento 16 foi escolhido na quarta votação e Francisco na quinta, ambos na parte da tarde.
A tradição determina que, após a fumaça branca, o anúncio oficial seja feito em um intervalo de 45 minutos a uma hora, com a proclamação em latim “Habemus Papam” (“Temos Papa”). O encarregado de fazer o anúncio é o cardeal protodiácono, cargo ocupado neste Conclave pelo francês Dominique Mamberti, a menos que ele próprio tenha sido eleito Papa.
A expectativa agora se volta para o anúncio do nome do novo Papa e sua primeira aparição pública, momentos de grande emoção e significado para os fiéis católicos em todo o mundo.