Ação emergencial com termonebulização visa reduzir infestação e proteger a saúde em Santo Antônio, Morada Nova e região.

O Governo Municipal de Patrocínio, por meio do setor de Controle de Endemias, deu início a uma Operação Fumacê para combater a alta incidência de pernilongos em diversas áreas da cidade. A intervenção, que utiliza o equipamento veicular de termonebulização, é uma resposta direta à constatação da necessidade de controle, após manifestações de moradores sobre a grande presença dos insetos.
O principal objetivo da operação é reduzir a infestação de insetos adultos, contribuindo para a prevenção de doenças transmitidas por esses vetores e promovendo maior saúde e qualidade de vida para a população local.
Programação e Rota do Fumacê:
A aplicação do inseticida está programada para ocorrer no final da tarde, das 16h às 20h, visando a máxima eficácia.
- Dia 16/10: Bairros Santo Antônio, Jardim das Oliveiras e Jardim Ipiranga.
- Dia 17/10: Bairros Morada Nova e avenidas sanitárias (no trecho que vai da rotatória do UNICERP até a rotatória do bairro Enéas Aguiar).
Segurança e Colaboração da População
A prefeitura reforça que a ação é preventiva. O inseticida utilizado é o Bifentrina CE 20% (piretróide), misturado com óleo mineral, e a aplicação é realizada exclusivamente de forma externa pelo veículo termonebulizador.
Para garantir a eficácia e a segurança da operação, a colaboração dos patrocinenses é essencial. O setor de Controle de Endemias emitiu as seguintes orientações:
- Cobrir gaiolas de pássaros e alimentos de animais domésticos.
- Retirar roupas dos varais.
- Evitar atividades físicas, caminhadas ou permanência nos locais durante o período de pulverização.
O sucesso da Operação Fumacê depende da adesão da comunidade para que a redução da população de pernilongos seja alcançada, protegendo a saúde de todos.