Levantamento preliminar da Expocacer revela danos a mais de 1.100 hectares e aponta para impactos na safra de 2025/2026.

Um levantamento preliminar divulgado pela Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda.) aponta para um cenário de prejuízo significativo para o setor cafeeiro de Patrocínio após as geadas registradas nos dias 10 e 11 de agosto. De acordo com a cooperativa, os efeitos do fenômeno podem resultar na perda de pelo menos 412 mil sacas de café na safra 2025/2026 da Região do Cerrado Mineiro.
A massa de ar polar, que fez as temperaturas despencarem a até -2°C em alguns pontos da região , comprometeu 1.173 hectares de lavouras, o que representa 9,13% dos 12.850 hectares avaliados. O levantamento inicial indica que 67 produtores cooperados foram afetados.
Os danos variam em intensidade, indo desde uma redução parcial na produtividade até perdas severas em áreas específicas. A Expocacer esclarece que o monitoramento continua, com equipes técnicas em campo para avaliar os impactos indiretos do frio, como o “estresse fisiológico das lavouras” e as “perdas no pegamento da florada”.
Farlla Gomes, gerente técnica de Sustentabilidade e coordenadora do Sebrae/Educampo Expocacer, reforça que a avaliação é preliminar e que novos dados serão coletados para orientar os cafeicultores sobre as melhores estratégias para mitigar os prejuízos. A cooperativa reforça o compromisso de oferecer suporte técnico e estratégico aos seus cooperados, e os relatórios finais devem trazer um panorama mais preciso dos danos.