Terceira votação não define sucessor de Francisco; milhares aguardam na Praça de São Pedro

Pela terceira vez, a fumaça preta emanou da chaminé da Capela Sistina, indicando que o conclave ainda não elegeu o novo Papa. A votação desta quinta-feira (25) segue o rito tradicional, com 133 cardeais reunidos para escolher o sucessor de Francisco, falecido em 21 de abril. A notícia foi confirmada pelo Vaticano, que informou a pausa para almoço dos cardeais, com a votação programada para ser retomada às 16h (11h em Brasília).
Desde o início do conclave, a Praça de São Pedro se tornou palco de intensa expectativa, com cerca de 15 mil fiéis e curiosos acompanhando o desenrolar do processo. A cada fumaça preta, a ansiedade aumenta, enquanto a multidão aguarda o sinal da fumaça branca, que anunciará a escolha do novo líder da Igreja Católica.
O conclave segue um protocolo centenário, com os cardeais depositando seus votos em cédulas com a inscrição em latim “Eligo in Summum Pontificem” (Elejo como Sumo Pontífice). As cédulas são queimadas ao final de cada sessão, e a cor da fumaça sinaliza o resultado da votação.
A eleição papal é um evento de grande magnitude, considerando que a Igreja Católica congrega cerca de 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo. O novo Papa assumirá a liderança em um momento de desafios complexos, tanto internos quanto externos à Igreja.