Viagem suborbital teve a participação da cantora Katy Perry e da jornalista Lauren Sánchez, noiva de Jeff Bezos. Foguete foi lançado no Texas, Estados Unidos, ontem.

A Blue Origin lançou com sucesso a nave New Shepard para uma viagem de turismo espacial com 6 mulheres a bordo, na manhã de ontem. Entre as tripulantes, estavam a cantora Katy Perry, a jornalista Lauren Sánchez, a ex-cientista de foguetes da NASA e engenheira aeroespacial Aisha Bowe, a pesquisadora em bioastronáutica e ativista dos direitos das mulheres Amanda Nguyen, a jornalista Gayle King e a produtora cinematográfica Kerianne Flynn. O lançamento ocorreu às 10h31 (de Brasília) na base da Blue Origin, no estado do Texas (Estados Unidos). Cerca de dez minutos depois, a cápsula e o foguete retornaram em segurança.
Ao deixar a nave, Katy Perry beijou o chão e disse estar emocionada. A cantora também revelou que cantou “What a Wonderful World”, de Louis Armstrong, no espaço. O voo foi suborbital, o que significa que a nave não escapou completamente da gravidade da Terra. Mesmo assim, a viagem ultrapassou a Linha de Kármán — marca de 100 km de altitude reconhecida como o início do espaço. O voo foi acompanhado por Jeff Bezos e celebridades como Oprah Winfrey e as Kardashians.
Segundo a Blue Origin, esta foi a primeira viagem espacial com uma tripulação exclusivamente feminina desde a Vostok 6, em 1963, quando a russa Valentina Tereshkova foi sozinha ao espaço. A Blue Origin começou a enviar turistas e celebridades para o espaço em julho de 2021.
Após a viagem, a cantora explicou por que escolheu “What a Wonderful World”: “Eu já cantei essa música no passado, e não tinha ideia de que a cantaria no espaço. Mas não é sobre mim, não é sobre cantar minhas músicas. É sobre o coletivo, sobre nós, sobre abrir espaço para mulheres no futuro. É sobre pertencer. É sobre esse mundo maravilhoso que a gente vê, e apreciá-lo. É tudo pelo benefício da Terra.”
“Estou superconectada ao amor, tão conectada ao amor. Acho que essa experiência me mostrou que você nunca sabe quanto amor está dentro de você, quanto amor você dá e o quão amado você é”, acrescentou Katy.
Nas primeiras horas de ontem, Katy Perry, principal atração da viagem, havia comentado sobre o voo: “Algo maior que eu está guiando esta jornada”, escreveu. “Quando fui convidada para essa viagem, pesquisei sobre a cápsula. E, na frente dela, há o formato de uma pena [‘feather’, em inglês]. Quando vi aquilo, foi uma confirmação, porque minha mãe sempre me chamou de Feather.”