Cooperativa de Patrocínio é uma das duas únicas de Minas Gerais selecionadas para programa estratégico do Sistema OCB, reforçando compromisso com a sustentabilidade e inovação no agronegócio.

A Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado LTDA), uma referência em práticas sustentáveis no agronegócio, foi selecionada pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) para integrar a iniciativa “Solução Eficiência Energética”. Este projeto visa fomentar a transição energética no setor cooperativista, impulsionando o uso consciente e limpo de energia em todo o país.
A indicação da Expocacer partiu da Ocemg (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais), colocando a cooperativa patrocinense entre as duas únicas de Minas Gerais a representar o estado nesta agenda estratégica. Essa seleção é uma das mais recentes ações no âmbito do programa ESGCoop, que reforça o compromisso do cooperativismo com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.
A “Solução Eficiência Energética” é um programa abrangente, desenvolvido com o suporte de consultorias especializadas. Ele oferecerá ferramentas, diagnósticos e suporte técnico às cooperativas participantes para que desenvolvam projetos de otimização do consumo de energia, ampliem o uso de fontes renováveis e reduzam custos operacionais. Além disso, a iniciativa busca promover ações alinhadas aos compromissos ESG, destacando a importância da sustentabilidade no cenário atual.
Simão Pedro de Lima, diretor-presidente executivo da Expocacer, enfatiza a importância dessa conquista: “Estar entre as cooperativas indicadas reforça o protagonismo da Expocacer na promoção de boas práticas de gestão sustentável e na busca por soluções que agregam valor ao nosso modelo de negócio que preza por uma sustentabilidade real. Essa indicação reconhece nossos esforços contínuos em tornar a cadeia do café mais eficiente, limpa e resiliente”.
A gestão eficiente da energia é um fator cada vez mais determinante para a sustentabilidade e competitividade dos negócios globalmente. No cooperativismo brasileiro, essa transformação já está em andamento: no ano passado, 913 cooperativas no país passaram a gerar sua própria energia, o que representa 20,6% do setor, movimentando um faturamento conjunto de R$ 66 bilhões e gerando 71 mil empregos diretos.
Recentemente, a Expocacer divulgou seu Relatório de Sustentabilidade, que detalha iniciativas voltadas à rastreabilidade, preservação ambiental, economia circular, cafeicultura regenerativa, gestão de gases de efeito estufa (GEE) e energia renovável. Os resultados apresentados nesse relatório confirmam a atuação estratégica da cooperativa em sustentabilidade nos últimos anos.
Farlla Gomes, gerente técnica de sustentabilidade da Expocacer, complementa: “A participação na Solução Eficiência Energética é mais um passo nessa trajetória de vanguarda em prol de uma cafeicultura com impacto positivo e responsável”.