Em uma ação sem precedentes, forças americanas realizaram uma incursão em larga escala em território venezuelano. O presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama foram retirados do país.

Em um comunicado oficial emitido na manhã deste sábado (3), o presidente Donald J. Trump confirmou que os Estados Unidos realizaram uma operação militar de grande porte na Venezuela, resultando na captura de Nicolás Maduro. Segundo a nota, o líder venezuelano e sua esposa, Cilia Flores, foram detidos e já se encontram fora da jurisdição venezuelana.
A operação foi descrita como um “ataque em larga escala” coordenado pelas agências de segurança e forças militares dos Estados Unidos. Embora os detalhes táticos ainda permaneçam sob sigilo, o comunicado enfatiza o sucesso da missão e a eficácia da coordenação entre as diferentes frentes de inteligência e combate.
Coletiva de Imprensa em Mar-a-Lago
A Casa Branca e a equipe de comunicação da presidência convocaram a imprensa para um pronunciamento detalhado que ocorrerá hoje.
- Horário: 11h (horário local).
- Local: Residência oficial de Mar-a-Lago, em Palm Beach.
- Expectativa: Espera-se que o presidente Trump detalhe as justificativas legais da operação, o estado de saúde dos detidos e o plano de transição para a estabilidade na Venezuela.
A notícia está provocando ondas de choque em todo o mundo. Líderes internacionais e órgãos como a ONU e a OEA ainda não emitiram notas oficiais, mas as bolsas de valores e os mercados de petróleo já apresentam volatilidade imediata após o anúncio da queda do regime de Caracas.