Música e poesia de alunos patrocinenses vencem o prêmio MPT na Escola 2025, reforçando o combate ao trabalho infantil.

Patrocínio, no coração do Alto Paranaíba, celebrou um marco de excelência na educação e cidadania. Estudantes da rede municipal de ensino foram amplamente reconhecidos na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025, realizada na última sexta-feira (14) na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Belo Horizonte. A premiação destacou a qualidade das produções artísticas locais voltadas aos temas cruciais de combate ao trabalho infantil e aprendizagem profissional.
A cidade foi contemplada com quatro premiações em duas categorias, resultados expressivos que validam a eficácia das ações do eixo Educação do Projeto Resgate à Infância desenvolvido nas escolas.
Destaque em Dose Dupla nas Categorias
Categoria Música
O grande destaque ficou com os alunos da Escola Municipal Mariana Tavares, que garantiram o 1º lugar (Grupo 1 – 4º ano). O trabalho foi produzido por João Pedro Caetano Souza, Lavínia Rodrigues Silveira, Maria Valentina Souza Silva, Pietro Vinicius Nunes de Freitas e Yasmim Fernanda de Oliveira.
O município também assegurou o 3º lugar (Grupo 3 – 8º ano) com as estudantes Tábita Rodrigues Xavier, Nathalia Cristina Farias da Silveira, Jennefer Alves Pedrosa, Maria Fernanda Machado Pereira e Débora Carolyne Araújo Roque, da Escola Municipal Maria Isabel Queiroz (CAIC).
Categoria Poesia
Na Poesia, Patrocínio também subiu ao pódio duas vezes:
- A Escola Municipal Dona Mulata obteve o 3º lugar (Grupo 1 – 4º ano) com a aluna Júlia Beatriz Marques Queiroz.
- O Colégio Municipal Professor Olímpio Santos alcançou o 2º lugar (Grupo 3 – 8º ano) com a estudante Lavínia da Silva Bueno.
A participação de Patrocínio, que concorreu com representantes de 18 municípios mineiros, evidencia o compromisso da rede municipal com a educação integral e o desenvolvimento de projetos que estimulam a reflexão crítica, a expressão artística e a aprendizagem cidadã.
O Governo Municipal reforça a importância de continuar apoiando iniciativas que ampliam o diálogo sobre direitos das crianças e adolescentes e valorizam o protagonismo estudantil.