Oficinas inovadoras no SCFV mostram, na prática, a diferença entre querer e precisar, preparando os jovens para um consumo consciente e evitando o endividamento familiar.

O CRAS José Ribeiro está investindo no futuro financeiro dos jovens de Patrocínio! Nesta primeira semana de novembro, os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de oficinas de Educação Financeira super práticas.
A ação, promovida pelo Governo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social, usou uma ideia criativa chamada “Mercadão do CRAS José Ribeiro” para ensinar. A proposta não é só guardar dinheiro, mas sim empoderar as crianças e adolescentes para que eles façam escolhas melhores que ajudam a família.
O que eles aprenderam?
- Controlar Gastos: A diferença prática entre o que é desejo e o que é necessidade.
- Consumo Consciente: Como planejar o uso do dinheiro para ter uma vida melhor.
- Hábitos Saudáveis: A oficina também uniu finanças com a importância de uma alimentação correta.
Com atividades dinâmicas e que simulam a vida real, os educadores sociais garantiram que o aprendizado ficasse gravado. A mensagem é clara: aprender a lidar com o dinheiro desde cedo é o melhor caminho para evitar dívidas e melhorar a qualidade de vida de todos em casa.
A iniciativa mostra que cuidar das finanças começa na infância, garantindo um futuro mais tranquilo para os patrocinenses.