Comunidades Escolares de Três Escolas Estaduais Aprovam Adesão ao Modelo Cívico-Militar

José Eduardo Aquino, Irmã Gislene e Dom Lustosa manifestam apoio em assembleias; decisão final do Governo de Minas será até 18 de julho.

Escolas

Em um movimento significativo para o cenário educacional de Patrocínio, as comunidades escolares de três Escolas Estaduais – José Eduardo Aquino (Morada Nova), Irmã Gislene (São Cristóvão) e Dom Lustosa (São Vicente) – manifestaram apoio à adesão ao Programa das Escolas Cívico-Militares. As aprovações ocorreram durante assembleias consultivas realizadas nesta semana, indicando um passo importante rumo à possível implementação do modelo nessas unidades de ensino.

As assembleias, parte de uma iniciativa mais ampla do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), visam expandir o programa que alia gestão colaborativa e cultura de paz, com foco na melhoria do clima escolar.

A Escola Estadual Dom Lustosa foi a primeira a obter a aprovação de sua comunidade em assembleia realizada na quarta-feira, 9 de julho. Na noite desta quinta-feira, 10 de julho, foi a vez das Escolas Estaduais José Eduardo Aquino e Irmã Gislene, que também registraram maioria de votos favoráveis ao novo modelo de gestão durante seus respectivos encontros.

Ainda no processo de consulta, a Escola Estadual Professora Ormy Araújo Amaral (Nações) tem sua assembleia marcada para a próxima segunda-feira, 14 de julho, onde sua comunidade escolar também se manifestará sobre a proposta.

Conforme orientação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, as quatro escolas pré-selecionadas têm até o dia 18 de julho para confirmar se irão formalizar o aceite da proposta. A partir dessa formalização, será definida a quantidade de unidades que efetivamente serão contempladas pelo programa. A decisão final dependerá de critérios técnicos da secretaria e da área da segurança pública, incluindo a disponibilidade de militares para atuarem nas escolas.

O modelo cívico-militar prevê uma gestão compartilhada entre a Secretaria de Educação, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. É importante ressaltar que o programa não altera o currículo pedagógico da escola, mas, segundo o Governo de Minas, foca em valores como respeito, disciplina e cooperação, buscando fortalecer a educação pública com um ambiente escolar mais seguro e organizado.

Publicado por Arthur Silva

Colaborador do Patrocínio Fácil, onde contribui com a publicação de notícias, oportunidades de emprego e informações empresariais. Apaixonado por futebol, busca alinhar essa paixão com seu desenvolvimento profissional na área esportiva.

Receba as principais notícias de Patrocínio pelo nosso grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Mais lidas

1

Supermercados BH Desmente Boatos de Expansão com Compra do Bretas

2

Prefeitura de Patrocínio divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2025

3

Jovem deixa mensagem de despedida e tira a própria vida em trágico acidente na BR-365

4

Professor Gilberto José de Melo da Escola Estadual Nely Amaral Falece Durante Aula

5

URGENTE: Patrocínio Espera Fortes Chuvas nas Próximas Horas

VAGAS DE EMPREGO

Aproveite as 183 vagas de emprego em aberto em Patrocínio!

Ver vagas de emprego