José Eduardo Aquino, Irmã Gislene e Dom Lustosa manifestam apoio em assembleias; decisão final do Governo de Minas será até 18 de julho.

Em um movimento significativo para o cenário educacional de Patrocínio, as comunidades escolares de três Escolas Estaduais – José Eduardo Aquino (Morada Nova), Irmã Gislene (São Cristóvão) e Dom Lustosa (São Vicente) – manifestaram apoio à adesão ao Programa das Escolas Cívico-Militares. As aprovações ocorreram durante assembleias consultivas realizadas nesta semana, indicando um passo importante rumo à possível implementação do modelo nessas unidades de ensino.
As assembleias, parte de uma iniciativa mais ampla do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), visam expandir o programa que alia gestão colaborativa e cultura de paz, com foco na melhoria do clima escolar.
A Escola Estadual Dom Lustosa foi a primeira a obter a aprovação de sua comunidade em assembleia realizada na quarta-feira, 9 de julho. Na noite desta quinta-feira, 10 de julho, foi a vez das Escolas Estaduais José Eduardo Aquino e Irmã Gislene, que também registraram maioria de votos favoráveis ao novo modelo de gestão durante seus respectivos encontros.
Ainda no processo de consulta, a Escola Estadual Professora Ormy Araújo Amaral (Nações) tem sua assembleia marcada para a próxima segunda-feira, 14 de julho, onde sua comunidade escolar também se manifestará sobre a proposta.
Conforme orientação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, as quatro escolas pré-selecionadas têm até o dia 18 de julho para confirmar se irão formalizar o aceite da proposta. A partir dessa formalização, será definida a quantidade de unidades que efetivamente serão contempladas pelo programa. A decisão final dependerá de critérios técnicos da secretaria e da área da segurança pública, incluindo a disponibilidade de militares para atuarem nas escolas.
O modelo cívico-militar prevê uma gestão compartilhada entre a Secretaria de Educação, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. É importante ressaltar que o programa não altera o currículo pedagógico da escola, mas, segundo o Governo de Minas, foca em valores como respeito, disciplina e cooperação, buscando fortalecer a educação pública com um ambiente escolar mais seguro e organizado.