BR-050 Recebe Investimento Gigante para Acabar com Gargalos no Corredor Minas-Goiás

Com aporte de R$ 325 milhões do BNDES e R$ 225 milhões do mercado, rodovia crucial para o agronegócio terá vias marginais e passarelas em trechos críticos, visando fluidez e a segurança que evitam acidentes e longos congestionamentos.

BR-050

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o mercado privado firmaram um novo e robusto financiamento de R$ 550 milhões para obras de modernização na BR-050, no trecho de 436,6 quilômetros sob concessão da Ecovias (entre Cristalina/GO e Delta/MG). O BNDES coordenou a operação e aportou R$ 325 milhões, enquanto 446 fundos de investimentos privados garantiram os R$ 225 milhões restantes por meio de debêntures incentivadas, um modelo que reforça a sustentabilidade e a credibilidade do projeto.

O aporte suplementa o financiamento original de 10 anos atrás, da concessão que teve início em janeiro de 2014 e tem prazo total de 30 anos. Os recursos serão aplicados nos próximos cinco anos.

O Foco é na Fluidez do Agronegócio

A BR-050 é um dos corredores rodoviários mais estratégicos do Brasil, ligando o Centro-Oeste produtor (Minas e Goiás) aos grandes centros consumidores e ao Porto de Santos (SP). O trecho em questão registra um volume diário de tráfego que ultrapassa 155 mil veículos equivalentes pagantes.

O BNDES enfatiza que o investimento é “fundamental para melhorar a infraestrutura para veículos de carga vinculados à cadeia do agronegócio, como grãos, fertilizantes e insumos”.

Para isso, as obras se concentram na segregação do tráfego, com a implantação de:

  • Vias Marginais: Serão construídas em zonas urbanas e industriais de cidades como Araguari (MG), Cristalina (GO) e Catalão (GO). O objetivo é explícito: “reduzir a interferência do tráfego local sobre o fluxo principal”, permitindo que o tráfego de carga de longa distância mantenha a velocidade e reduza o tempo de viagem.
  • Passarelas e Retornos em Desnível: Preveem-se passarelas em pontos de alta densidade urbana como Uberaba (MG) e Araguari (MG), com previsão de conclusão até dezembro de 2025 em Uberaba. Essas estruturas, juntamente com novos retornos em desnível, têm o objetivo de eliminar conflitos e travessias perigosas.

Solução para Pontos Críticos de Acidentes

O investimento tem caráter urgente em áreas urbanas que sofrem com lentidão e acidentes graves. O trecho da BR-050 é historicamente marcado por engavetamentos e colisões que geram enormes congestionamentos.

Em Uberaba, intervenções de grande complexidade, como as obras no entroncamento da BR-050 com a BR-262 (Jardim Maracanã), e o viaduto próximo ao antigo Clube Cascata, já possuem cronograma de início das obras mais pesadas para maio e novembro de 2026, após longas negociações e ajustes no contrato.

Estima-se que o projeto deverá gerar 557 empregos diretos e indiretos, injetando capital e capacitação nas comunidades de Minas e Goiás.

Publicado por Arthur Silva

Colaborador do Patrocínio Fácil, onde contribui com a publicação de notícias, oportunidades de emprego e informações empresariais. Apaixonado por futebol, busca alinhar essa paixão com seu desenvolvimento profissional na área esportiva.

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