Ações da PM visam combater o uso de cerol e linha chilena, materiais proibidos que colocam vidas em risco na cidade.

Três adolescentes foram apreendidos na manhã desta quinta-feira, 24 de julho de 2025, no bairro Serra Negra, durante a Operação Linha Segura, que visa o combate ao uso de cerol e linhas cortantes. A ação da Polícia Militar ocorreu enquanto os jovens empinavam pipas no cruzamento da Avenida Enéas Ferreira de Aguiar com a Rua Suécia.
Segundo informações da Agência Local de Comunicação Organizacional do 46º Batalhão da PM, o patrulhamento preventivo flagrou os adolescentes utilizando linhas cortantes do tipo “chilena” e também com cerol. Esses materiais são expressamente proibidos por lei devido ao alto risco que oferecem, especialmente a motociclistas e ciclistas, podendo causar acidentes graves e fatais.
Os menores infratores, dois de 16 anos e um de 15 anos, todos do sexo masculino, foram apreendidos e conduzidos ao Quartel do 46º Batalhão da PM. Eles estavam acompanhados por seus representantes legais. Após o registro da ocorrência, os adolescentes e o material apreendido foram encaminhados à delegacia de polícia para as providências legais cabíveis.
Material apreendido:
- 03 (três) pipas
- 03 (três) rolos de linha cortante (tipo chilena e com cerol)
A Polícia Militar reforça o alerta de que o uso de linhas cortantes é crime e pode resultar em sérias consequências. A Operação Linha Segura continuará em todo o estado de Minas Gerais até o dia 03 de agosto de 2025, com o objetivo de preservar vidas e garantir a segurança da comunidade.
Denúncias sobre o uso desses materiais podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181. Em casos de emergência, o número 190 deve ser acionado.