Expocacer transforma resíduos em solução sustentável e fortalece economia circular no Cerrado Mineiro

Iniciativa de manufatura reversa evita o descarte de uniformes em aterros, reduz o impacto ambiental e destina recursos para a geração de empregos em comunidades de baixa renda.

RECICLAGEM UNIFORMES

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) deu um passo importante na consolidação da economia circular no agronegócio ao destinar 331,4 kg de uniformes em desuso para processos de manufatura reversa e coprocessamento. Em vez de serem descartados em aterros sanitários, os materiais foram transformados em insumos para novos processos industriais. A ação, que segue as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), combina preservação ambiental com impacto social, já que parte dos recursos obtidos será revertida para a geração de empregos em comunidades de baixa renda.

Sustentabilidade de ponta a ponta e agenda ESG

A destinação correta dos tecidos integra um plano estruturado da cooperativa para fortalecer a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) no campo. De acordo com o diretor presidente executivo da Expocacer, Simão Pedro de Lima, a iniciativa traduz o propósito de construir um futuro sustentável para a cadeia do café. “Essas ações vão além da gestão de resíduos. Elas reforçam nosso compromisso com um modelo de desenvolvimento que conecta responsabilidade ambiental, inclusão social e eficiência econômica”, afirma o executivo.

Além do projeto com os uniformes, a cooperativa implementou uma série de mudanças em sua rotina corporativa e operacional para engajar colaboradores e reduzir a pegada ecológica:

  • Substituição de copos plásticos descartáveis por copos de papel;
  • Adoção de combustíveis com menor intensidade de carbono na frota de veículos;
  • Implementação de lixeiras de coleta seletiva em todas as unidades operacionais.

Liderança mundial em agricultura regenerativa

O projeto de gestão de resíduos soma-se a um histórico de vanguarda internacional da cooperativa. A Expocacer é a primeira cooperativa do mundo a obter o selo de Certificação em Agricultura Regenerativa, concedido pela empresa inglesa Control Union após rigorosa auditoria da Regenagri®. Atualmente, a instituição conta com 19,4 mil hectares de cafés regenerativos e projeta expandir essa área para 29 mil hectares até o ano de 2027.

Recentemente, a cooperativa também validou seus processos e propriedades cooperadas junto à Rainforest Alliance, adequando-se aos padrões internacionais Sustainable Agriculture Standard (SAS) e Regenerative Agriculture Standard (RAS), o que amplia sua competitividade e alinhamento com as exigências do mercado global de cafés de alta qualidade.

Publicado por Luana Mirelly

Atuante no Patrocínio Fácil, contribui com a publicação de notícias, divulgação de oportunidades de emprego e informações empresariais. Apaixonada por leitura e escrita, busca sempre trazer as melhores notícias para o site, integrando seus conhecimentos para o desenvolvimento contínuo da plataforma.

Receba as principais notícias de Patrocínio pelo nosso grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Mais lidas

1

Supermercados BH Desmente Boatos de Expansão com Compra do Bretas

2

Prefeitura de Patrocínio divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2025

3

Jovem deixa mensagem de despedida e tira a própria vida em trágico acidente na BR-365

4

Busca por criança de 10 anos mobiliza Polícia e Bombeiros e termina com desfecho triste na represa da Matinha

5

Professor Gilberto José de Melo da Escola Estadual Nely Amaral Falece Durante Aula

VAGAS DE EMPREGO

Aproveite as 182 vagas de emprego em aberto em Patrocínio!

Ver vagas de emprego