Medida do Governo Municipal visa garantir a continuidade do abastecimento de água na cidade mesmo durante interrupções na rede elétrica.

O Governo Municipal de Patrocínio, por meio do Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (DAEPA), instalou um novo gerador de energia elétrica na estrutura de captação e tratamento para garantir a continuidade do abastecimento de água na cidade, mesmo em cenários de interrupção no fornecimento de energia por parte da concessionária. A iniciativa integra o plano de modernização da infraestrutura de serviços públicos locais e foca na segurança operacional para evitar desabastecimentos prolongados em bairros e comércios da cidade.
Segurança hídrica e eficiência energética
De acordo com o comunicado oficial emitido pelo Governo Municipal, o novo equipamento confere maior robustez e capacidade de resposta rápida diante de falhas técnicas ou temporais que costumam afetar as redes de transmissão elétrica na região. Historicamente, interrupções na energia paralisavam as bombas de captação, gerando um efeito cascata que atrasava a normalização da distribuição de água mesmo após o retorno da luz. Com o gerador, os sistemas de tratamento mantêm o funcionamento contínuo.
A autarquia ressalta que este investimento faz parte de um pacote de intervenções programadas para o fortalecimento do DAEPA. A meta da administração é mitigar os impactos de sazonalidades climáticas e imprevistos técnicos, aumentando a confiabilidade do serviço prestado aos cidadãos e empresários locais.