O Governo Municipal confirmou o repasse de recursos federais para a construção de 200 novas residências na Faixa 1 do programa, destinadas a famílias de baixa renda.

O Governo Municipal de Patrocínio formalizou a conquista de 200 novas unidades habitacionais do programa federal Minha Casa, Minha Vida, que receberão um investimento superior a R$ 30 milhões para atender famílias de baixa renda. O anúncio ocorreu durante reunião realizada no gabinete municipal entre o prefeito Gustavo Brasileiro, o secretário de Habitação, Paulo Roberto dos Santos (Panxita), e o presidente da Habitaeng, Maykon Delfino. As moradias representam a retomada do programa habitacional na modalidade urbana do município após um hiato de mais de dez anos sem novos empreendimentos desse tipo.
Distribuição dos imóveis e perfil dos beneficiários
O projeto prevê a divisão igualitária das construções, sendo 100 unidades edificadas no loteamento Vila Serra Negra 1 e outras 100 no Vila Serra Negra 2. A iniciativa foca exclusivamente na Faixa 1 do programa federal, que atende a população em situação de maior vulnerabilidade social. Terão prioridade no atendimento os cidadãos que já recebem o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e inscritos em demais programas de assistência social.
Segundo dados informados pela Secretaria Municipal de Habitação, os cofres públicos já contam com a disponibilização de aproximadamente R$ 30,8 milhões para a execução total das obras. A administração municipal realizou a aquisição dos terrenos e agora iniciará as obras de infraestrutura básica necessárias para a sustentação das futuras moradias.
Lista de selecionados entra na fase final
O processo de triagem para a escolha dos futuros moradores está avançado. O Ministério das Cidades avaliou um banco de dados inicial composto por 400 famílias patrocinenses cadastradas e validou 281 nomes como aptos para a etapa decisiva de seleção.
A expectativa da Secretaria de Habitação é que o ato público oficial de apresentação dos contemplados aconteça entre o final de junho e o início de julho. Após o início oficial das obras nos canteiros, as empresas responsáveis possuem o prazo estimado de 180 dias para a conclusão e entrega das chaves. O governo local projeta que o plano habitacional completo atinja mais de 600 unidades ao longo das próximas etapas.