Em parceria com o Sistema Ocemg, a Expocacer qualifica seus gestores para garantir uma administração mais eficiente, transparente e voltada para a inovação tecnológica no campo.



A Expocacer deu um passo estratégico para consolidar sua excelência administrativa ao iniciar, nesta semana em Patrocínio (MG), a participação no Formacoop (Programa de Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas). O treinamento, promovido pelo Sistema Ocemg, reúne lideranças da cooperativa para uma jornada de 160 horas de capacitação técnica, visando aprimorar a governança e aumentar a geração de lucros e valor para os produtores de café da região.
Estrutura do Programa e Especialização
A formação é robusta e será realizada de forma híbrida ao longo de 2026. O primeiro módulo, sediado na cooperativa de crédito Sicoob Copacredi, foca na doutrina cooperativista e na natureza empresarial do setor.
Os gestores passarão por dez módulos que abrangem:
- Governança e Direito: Bases legais e transparência na tomada de decisões.
- Gestão Estratégica: Planejamento, finanças, indicadores de desempenho e processos.
- Mercado e Pessoas: Gestão mercadológica e liderança de equipes.
Visão da Presidência
O Diretor Presidente Executivo da Expocacer, Simão Pedro de Lima, enfatiza que a qualificação não é apenas individual, mas um benefício direto para o cooperado. Segundo ele, lideranças mais preparadas garantem uma gestão orientada a resultados e a valorização do café do Cerrado Mineiro tanto no Brasil quanto no exterior.