Candidatos pré-selecionados na segunda chamada devem apresentar documentação nas instituições de ensino superior da cidade e região para não perderem o benefício.

Termina nesta sexta-feira, dia 13 de março, o prazo para que os estudantes de Patrocínio e região, pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026, apresentem a documentação comprobatória nas instituições de ensino superior. O procedimento é indispensável para a efetivação da bolsa de estudos, que pode ser integral ou parcial (50%).
De acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), o candidato deve entregar os documentos diretamente na faculdade para a qual foi selecionado. Em Patrocínio, as instituições privadas que oferecem vagas pelo programa podem receber os arquivos de forma presencial ou por meio de plataformas eletrônicas próprias, conforme a organização de cada unidade.
Documentação e Regras
Para garantir o benefício, o estudante precisa comprovar as informações prestadas durante a inscrição. O critério de renda é fundamental:
- Bolsa Integral (100%): Renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
- Bolsa Parcial (50%): Renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.
Além disso, candidatos com 18 anos ou mais que utilizaram o Enem 2025 para concluir o Ensino Médio podem utilizar o novo sistema de certificação do Inep, desde que tenham atingido os mínimos de 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação.
Lista de Espera
Os estudantes patrocinenses que não foram contemplados nesta segunda chamada ainda possuem uma última oportunidade. Nos dias 25 e 26 de março, o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior abrirá o prazo para manifestação de interesse na Lista de Espera. É necessário que o candidato acesse o sistema e confirme a participação para concorrer às vagas remanescentes.