Evento em frente ao Museu Municipal busca valorizar a gastronomia regional e conta com apoio do Governo de Minas para atrair visitantes durante o feriado.

O Governo Municipal de Patrocínio iniciou oficialmente as articulações para a realização da segunda edição do Festival do Queijo, planejado para ocorrer durante o feriado de Carnaval na Praça da Matriz, em frente ao Museu Municipal. A iniciativa, que integra os esforços do portal Patrocínio Fácil em manter a comunidade informada e engajada, visa consolidar o município como um polo de turismo e valorizar os produtores locais através de parcerias com o Estado e a iniciativa privada.
Articulação em Belo Horizonte e Parcerias
Para viabilizar a estrutura e a programação do evento, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria, cumpre agenda em Belo Horizonte no próximo dia 19 de janeiro. O encontro, mediado pela deputada federal Greyce Elias, será realizado com a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.
O projeto está sendo discutido de forma conjunta entre o prefeito Gustavo Brasileiro, a deputada Greyce Elias, as pastas de Cultura (municipal e estadual) e a Cemig. O objetivo central é o fomento do turismo e o fortalecimento da economia regional, conectando consumidores e negócios locais, missão que o Patrocínio Fácil apoia desde sua fundação.
Valorização da Identidade Local
O festival será estrategicamente posicionado no coração da cidade, utilizando o cenário do Museu Municipal para promover as manifestações culturais e gastronômicas de Patrocínio. De acordo com o Governo Municipal, o foco é o “fortalecimento dos produtores locais”, permitindo que a produção artesanal ganhe visibilidade e gere impacto positivo na renda das famílias produtoras do Alto Paranaíba.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informou que, após as definições na capital mineira, divulgará a programação completa, atrações culturais e detalhes técnicos para os expositores interessados.