Ministério da Saúde inicia a distribuição nacional da vacina contra o VSR.

O Ministério da Saúde iniciou, nesta terça-feira (2), a distribuição do primeiro lote da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um marco na saúde pública brasileira com foco na proteção de recém-nascidos. O imunizante, que será oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem como público prioritário as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
O objetivo central desta nova estratégia é reduzir os casos mais graves de bronquiolite e, consequentemente, as internações de bebês, que são mais vulneráveis a essa infecção aguda.
A incorporação da vacina ao SUS representa uma grande oportunidade para as famílias patrocinenses. A vacinação da mãe protege o bebê, que é o foco principal. O imunizante será uma ferramenta crucial na prevenção contra uma doença que, em situações mais graves, pode levar à dificuldade respiratória intensa e até à morte em crianças de até 2 anos.
A gestão das doses e a definição exata das datas de início da campanha de vacinação em Patrocínio são responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.
No momento, a Secretaria ainda não divulgou o calendário oficial de aplicação do imunizante na cidade. No entanto, a vacina pode ser administrada simultaneamente com as doses de Influenza e COVID-19, o que deve facilitar a logística nos postos.