Casa de Apoio “Humberto Júnior” pode aumentar em 33% a capacidade para pacientes em luta contra o câncer, garantindo mais dignidade e conforto em momento delicado.




A Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio está em fase de avaliação final para uma significativa ampliação da estrutura de acolhimento para pacientes da cidade que realizam tratamento oncológico no renomado Hospital de Amor, em Barretos (SP). A iniciativa, liderada pela Secretária Municipal de Saúde, Luciana Rocha, visa não apenas aumentar o número de vagas, mas principalmente garantir mais conforto, segurança e dignidade aos usuários do sistema de saúde e seus acompanhantes.
Mais Espaço, Mais Acolhimento
No dia 20 de agosto, a Secretária Luciana Rocha realizou uma visita técnica à Barretos, focada em analisar a possibilidade de incorporar duas novas casas vizinhas à Casa Madre Paulina, que já serve de referência no suporte aos pacientes e acompanhantes de Patrocínio.
A expansão proposta é crucial: a oferta de quartos passará de nove para doze, representando um aumento de 33% na capacidade de hospedagem. As imagens obtidas pela reportagem mostram que as estruturas avaliadas já possuem um padrão de organização e simplicidade, com ambientes claros, ventilador e camas novas, como as avaliadas, que são geminadas e contam com:
- Duas cozinhas e duas salas;
- Dois novos banheiros;
- Ambientes maiores e melhor distribuídos.
A nova configuração logística visa organizar o acolhimento de forma mais eficaz para aqueles que precisam permanecer na cidade durante o período de tratamento.
Dignidade no Tratamento Fora de Domicílio
A Casa de Apoio é um pilar fundamental no sistema de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para Patrocínio. Os pacientes, já fragilizados pela luta contra o câncer, dependem desse suporte para ter um local de descanso e convivência enquanto fazem suas sessões de quimioterapia, radioterapia ou aguardam procedimentos cirúrgicos no Hospital de Amor (antigo Hospital do Câncer de Barretos).
O investimento na ampliação, conforme reforçado pelo Governo Municipal, contribui para aprimorar a rede de apoio aos pacientes, refletindo o compromisso da gestão em fortalecer o cuidado contínuo à comunidade em seus momentos de maior vulnerabilidade. A melhoria das instalações busca impactar diretamente a rotina de descanso e a privacidade, elementos essenciais para a recuperação e bem-estar durante o tratamento.