Candidatos de Minas Gerais e de todo o Brasil têm apenas até esta quarta-feira (8) para contestar questões; mais de 51 mil mineiros estão na disputa por 3.652 vagas federais, incluindo os postos mais concorridos.

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025), conhecido como “Enem dos Concursos”, entrou em sua fase mais aguda com a divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas nesta segunda-feira (6). A partir de agora, a atenção dos mais de 761 mil candidatos no Brasil – incluindo os 51.142 inscritos em Minas Gerais – se volta para o prazo apertado de 48 horas para a interposição de recursos, seguido de perto pelas convocações para as próximas fases.
O prazo para contestar as questões ou o gabarito vai da 0h desta terça-feira (7) até as 23h59 de quarta-feira (8), e deve ser feito exclusivamente na Página de Acompanhamento da Fundação Getulio Vargas (FGV). A etapa é crucial, já que eventuais anulações podem alterar a nota de corte e a classificação de milhares de concorrentes.
O certame, que visa preencher 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou uma taxa de abstenção de 42,8% em todo o país.
Os Blocos Mais Disputados e a Concorrência por Salários Altos
A análise dos dados nacionais de concorrência revela que o sonho do serviço público federal é puxado tanto por cargos de nível superior quanto de nível intermediário:
- Bloco Mais Concorrido (em número de inscritos): O Bloco 9 – Intermediário – Regulação foi o que atraiu o maior número de candidatos no país, com 177.598 inscritos disputando 340 vagas.
- Segundo Bloco: O Bloco 5 – Administração Pública ficou logo atrás, com 173.829 inscritos para 1.172 vagas.
O grande atrativo do concurso são os salários, que podem chegar a R$ 17.726,42 mensais. A maior remuneração inicial é oferecida para os cargos de Especialista em Regulação (Nível Superior) em órgãos como a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a Agência Nacional do Cinema (ANCINE), com remuneração inicial de R$ 16.413,35.
Cronograma Detalhado: Próximas Fases
Para os candidatos que avançarem na prova objetiva, o cronograma da segunda fase exige atenção máxima, envolvendo provas discursivas, envio de títulos e procedimentos de verificação de cotas:
- Resultado da Objetiva e Convocação: 12 de novembro de 2025. Nesta data, serão divulgadas as notas e a convocação para a prova discursiva, a avaliação de títulos e os procedimentos de confirmação de cotas.
- Envio de Títulos: Os candidatos de nível superior que forem convocados para esta etapa deverão enviar a documentação comprobatória de 13 a 19 de novembro de 2025.
- Prova Discursiva: A segunda etapa do exame será aplicada em 7 de dezembro de 2025.
- Candidatos de Nível Superior farão duas questões discursivas.
- Candidatos de Nível Intermediário farão uma redação dissertativa-argumentativa.
- Verificação de Cotas: Os procedimentos de verificação da condição declarada (pessoas negras, indígenas, quilombolas e PcD) ocorrerão entre 30 de novembro e 8 de dezembro (ou 8 a 17 de dezembro, conforme a fonte).
- Resultado Final: A previsão de divulgação da primeira lista de classificação é 30 de janeiro de 2026.