Iniciativa da SEE/MG reforça a escrita e a argumentação de alunos do ensino médio e da EJA, preparando-os para o exame nacional.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está fortalecendo a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a aplicação de testes de redação. Essa iniciativa, que já está na sua quarta edição de 2025, visa não apenas avaliar a escrita e a argumentação dos alunos, mas também engajá-los em avaliações externas como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A proposta do último teste, realizado em 17 de setembro, focou na importância da participação estudantil em avaliações externas, usando o Saeb como tema dos textos motivadores. Segundo o coordenador de ações de Aprendizagem de Ensino Médio da SEE/MG, Alexandre Marini, o teste de redação “serve como um processo de engajamento para o Saeb”.
Uma das grandes novidades desta edição foi a inclusão dos alunos do 1º ano do ensino médio e do 1º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diferentemente das edições anteriores, esses estudantes agora produzem textos dissertativo-argumentativos, no mesmo formato exigido pelo Enem, em vez das cartas argumentativas. Essa mudança foi implementada após o amadurecimento da escrita dos alunos.
A redação Enem MG, ao ser aplicada desde o primeiro ano, garante aos estudantes um tempo maior para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para o exame. A diretora da Escola Estadual Sagrada Família II, Ana Márcia Greco de Sousa, destaca que é “fundamental que os alunos tenham contato com o gênero dissertativo-argumentativo e observem a própria evolução com o passar do tempo, para que se sintam seguros e preparados para realizar a redação do Enem”.
Os resultados das redações são avaliados em conjunto com a Plataforma Enem MG, permitindo que professores e alunos analisem o desempenho detalhadamente, identificando pontos de melhoria tanto na escrita quanto nas estratégias de ensino. O trabalho integrado entre educadores e estudantes tem sido fundamental para os avanços notáveis alcançados em 2024, trajetória que continua a ser reforçada em 2025.