Tecnologia inovadora mapeia 183 hectares em quatro bairros de Patrocínio para identificar focos do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à terceira fase do projeto “Drones no controle das arboviroses”, uma iniciativa que utiliza tecnologia para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação visa mapear áreas urbanas de Patrocínio e identificar pontos de risco que podem servir como criadouros para o mosquito.
Nesta etapa, a equipe da Secretaria de Saúde tem como objetivo mapear 183 hectares, abrangendo os bairros Morada Nova, Dona Diva, Jardim Ipiranga e Jardim Califórnia. O cronograma de atividades está previsto para os dias 11 de setembro, a partir das 14h, e 12 de setembro, a partir das 8h. As informações coletadas pelos drones incluem a presença de água parada e outras situações que favorecem a proliferação do mosquito.
O projeto, que prevê mapear um total de 800 hectares da área urbana da cidade, já concluiu duas etapas, cobrindo 407 hectares. Até o momento, a ação resultou na identificação de 691 “pontos de interesse”, que agora são monitorados e acompanhados de perto pelos Agentes de Controle de Endemias. O uso de drones permite uma atuação mais rápida e precisa da equipe de saúde, fortalecendo as ações preventivas contra as arboviroses.