Patrocínio celebra a tradição e a excelência de seus produtores, que conquistam o pódio no Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal do Cerrado

A tradição do queijo artesanal mineiro ganhou destaque na noite do dia 3 de julho, em Cruzeiro da Fortaleza, quando a cidade sediou o Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal do Cerrado. O evento, que atraiu um público de 800 pessoas e é uma parceria com o Festival de Pratos Típicos, celebrou a cultura e a qualidade da produção local. Patrocínio se destacou, garantindo duas posições entre os cinco melhores queijos da região.
O concurso reuniu 18 amostras de queijos artesanais, todas com maturação mínima de 22 dias. A avaliação foi feita por um júri especializado que considerou a aparência, consistência, aroma e sabor dos produtos. O anúncio dos resultados, feito pela Emater em 4 de julho, e a celebração por parte do Governo Municipal de Patrocínio nesta quarta-feira, 14 de agosto, reforçaram o orgulho e a valorização do trabalho dos produtores locais.
Os premiados de Patrocínio foram:
- 3º lugar: Antônio Lima Rosa, da Queijaria Savana.
- 5º lugar: Helenice das Dores de Souza, da Queijaria Nossa Senhora Aparecida.
Os produtores de Patrocínio não foram os únicos a se destacar na competição. A lista completa de vencedores do Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal do Cerrado, que são os representantes do Cerrado Mineiro na etapa estadual, é a seguinte:
- Henderson Júnior Teixeira da Silva – Queijaria Herança de Minas (Cruzeiro da Fortaleza)
- Dalmo Pereira – Queijaria Santa Clara Dourados (Abadia dos Dourados)
- Antônio Lima Rosa – Queijaria Savana (Patrocínio)
- Núbia Aparecida Medeiros – Queijos Tradição (Patos de Minas)
- Helenice das Dores de Souza – Queijaria Nossa Senhora Aparecida (Patrocínio)
Agora, a próxima etapa para os cinco primeiros colocados é o Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, que será realizado no dia 13 de setembro, na cidade de Itanhandu.