Iniciativa fortalece a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) e busca agilizar o atendimento às vítimas

A Polícia Militar de Patrocínio lançou, na manhã desta sexta-feira (1º), a Operação Agosto Lilás na frente do Sicoob Coopacredi, reforçando o compromisso da corporação no combate à violência contra a mulher. A iniciativa faz parte de uma campanha estadual que, neste ano, vem acompanhada de uma novidade tecnológica: a adoção de um novo aplicativo para agilizar o atendimento às vítimas em todo o estado de Minas Gerais. O lançamento da operação marca o início de uma série de ações que serão realizadas ao longo do mês de agosto, em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha.
A campanha Agosto Lilás tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção à violência contra a mulher, com a intensificação das ações de prevenção da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD). Segundo a chefe do Centro de Jornalismo da PMMG, Major Layla Brunnela, um novo aplicativo será utilizado para agilizar o atendimento às vítimas de violência. A ferramenta permite que comandantes e militares envolvidos no atendimento de proteção à mulher recebam atualizações em tempo real das ocorrências, além de classificar o risco das vítimas com base em dados como o tipo de violência sofrida, o número de vezes que a vítima buscou ajuda e a existência de medidas protetivas.
De acordo com a Major Layla, a informatização do processo orientará a PM a um atendimento prioritário, garantindo uma resposta mais rápida e estratégica. A chefe do Centro de Jornalismo da PMMG também ressaltou que, embora o número de denúncias de violência doméstica tenha crescido em Minas Gerais — com um aumento de quase 14% nas ligações para o Ligue 180 em 2024 em comparação a 2023 —, esse aumento é visto como um sinal positivo, pois indica que mais mulheres estão se encorajando a romper o silêncio e denunciar.
Ao longo do mês, a PMMG de Patrocínio e do estado realizará diversas ações, incluindo visitas preventivas, operações com distribuição de materiais educativos, palestras e operações voltadas ao cumprimento de mandados de prisão. O serviço de Prevenção à Violência Doméstica (PVD) da Polícia Militar está presente em 172 municípios mineiros, e os demais são atendidos por radiopatrulhas capacitadas. A população pode colaborar realizando denúncias através dos telefones 190 (Emergência Policial), 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 181 para denúncias anônimas.