Gigantesco derramamento de “lama” orgânica paralisa rodovia e exige força-tarefa com 18 mil litros de água para limpeza.

Uma noite de transtornos e perigo marcou a BR-365 na última segunda-feira, 26 de maio, quando o derramamento de uma grande quantidade de resíduos de granja de suínos interditou a rodovia por mais de quatro horas. O incidente ocorreu na altura da Ponte dos Veredas, a cerca de 27 quilômetros do Trevo da Pipoca, em Patos de Minas, transformando um trecho da pista em um perigoso escorregador e exigindo uma complexa operação de limpeza.
O material orgânico, em proporções alarmantes, se espalhou por aproximadamente 200 metros da rodovia, criando um risco iminente de derrapagem para os veículos. Diante da gravidade da situação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e, imediatamente, solicitou o apoio do 12º Batalhão de Bombeiros Militar para a limpeza e liberação da BR-365.
A força-tarefa mobilizada para conter o problema enfrentou desafios consideráveis. Inicialmente, um caminhão Auto Bomba Tanque do Corpo de Bombeiros, com capacidade para 5.000 litros d’água, foi empregado na tentativa de remover os resíduos. Contudo, a quantidade de “lama” suína era tamanha que foi necessário o auxílio de um caminhão-pipa, com capacidade de 8.000 litros d’água, que precisou ser reabastecido uma vez durante a operação. Além disso, uma máquina com pá carregadeira foi crucial para “rapar” a grossa camada de resíduo sobre o asfalto. Estima-se que cerca de 18 mil litros d’água foram utilizados nessa complexa ação de limpeza.
Para garantir a segurança de todos os envolvidos e dos motoristas, o trânsito na BR-365 foi totalmente interditado em ambos os sentidos, com o apoio da PRF, por um período superior a quatro horas. A rodovia só foi completamente liberada para o fluxo de veículos após as 22h, com a conclusão da limpeza da pista pelos bombeiros e pelos civis que auxiliaram na ação.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a empresa responsável pelo caminhão que transportava os resíduos, nem sobre possíveis autuações ambientais por parte dos órgãos fiscalizadores. O incidente ressalta a importância da fiscalização no transporte de cargas e a necessidade de medidas preventivas para evitar futuros acidentes com potencial impacto ambiental e social nas rodovias da região.