Inscrições para o Passaporte Mineiro do Conhecimento Encerram Hoje

Projeto inovador do Governo de Minas leva 150 jovens para intercâmbio internacional e transforma a vida de estudantes em todo o estado, com impacto em Patrocínio.

Passaporte Mineiro do Conhecimento
Gil Leonardi / Imprensa MG

O sonho de estudar no exterior está mais perto de se tornar realidade para 150 jovens mineiros! As inscrições para o Passaporte Mineiro do Conhecimento, programa do Governo de Minas que oferece bolsas integrais para estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) cursarem o 2º ano em diversos países, terminam nesta quarta-feira, 30 de abril.  

Executado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), o projeto é uma oportunidade única de vivência internacional, com bolsas que cobrem todas as despesas, desde passagens e hospedagem até seguro saúde e ajuda de custo.  

“O projeto é uma oportunidade transformadora para os nossos estudantes. Mais do que uma experiência acadêmica, é a chance de ampliar horizontes, conhecer novas culturas e fortalecer competências essenciais para o mundo contemporâneo. Estamos investindo no presente e no futuro dos jovens mineiros”, afirma o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.  

Os estudantes selecionados terão a chance de participar de atividades interculturais e poderão ser alocados em países da Europa, Ásia, África, Oceania e Américas. O programa está presente em 450 municípios de Minas Gerais, alcançando mais de 94 mil estudantes em 794 escolas Emti.  

Embora não tenhamos dados detalhados sobre o número exato de alunos de Patrocínio participando, é sabido que o Passaporte Mineiro do Conhecimento tem presença na cidade, oferecendo aos jovens locais a mesma oportunidade de transformar suas vidas através do intercâmbio.  

Para esta edição, os critérios de participação foram atualizados. Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados no 1º ano do Emti em 2025, com frequência escolar superior a 75% e média igual ou superior a 75% nos componentes básicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, é necessário ter entre 14 e 17 anos e seis meses na data do embarque e não ter sido reprovado em nenhuma etapa escolar.

Os 300 semifinalistas passarão por uma trilha formativa com palestras e oficinas sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, além de entrevistas individuais para avaliar suas competências socioemocionais.  

O Passaporte Mineiro do Conhecimento é uma expansão do projeto Cidadão Global: De Minas para o Mundo, da Fundação Helena Antipoff. Na edição anterior, 150 jovens foram selecionados, com 38 já embarcados e 110 em preparação para viajar no segundo semestre de 2025.  

Publicado por Arthur Silva

Colaborador do Patrocínio Fácil, onde contribui com a publicação de notícias, oportunidades de emprego e informações empresariais. Apaixonado por futebol, busca alinhar essa paixão com seu desenvolvimento profissional na área esportiva.

Receba as principais notícias de Patrocínio pelo nosso grupo do WhatsApp

Veja Mais

Mais lidas

1

Supermercados BH Desmente Boatos de Expansão com Compra do Bretas

2

Prefeitura de Patrocínio divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2025

3

Jovem deixa mensagem de despedida e tira a própria vida em trágico acidente na BR-365

4

Professor Gilberto José de Melo da Escola Estadual Nely Amaral Falece Durante Aula

5

URGENTE: Patrocínio Espera Fortes Chuvas nas Próximas Horas

VAGAS DE EMPREGO

Aproveite as 95 vagas de emprego em aberto em Patrocínio!

Ver vagas de emprego